(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estudantes decidem desocupar reitoria da UFSC

Reitora assina carta de compromisso com 13 pontos demandados pelos estudantes


postado em 28/03/2014 15:37 / atualizado em 28/03/2014 16:14

Estudantes em frente à reitoria da UFSC, ocupada no dia 26 de março(foto: Helio Rodak De Quadros Junior/Facebook)
Estudantes em frente à reitoria da UFSC, ocupada no dia 26 de março (foto: Helio Rodak De Quadros Junior/Facebook)

Os estudantes acampados na reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina desde o dia 25 decidiram, em assembleia que terminou no início da tarde desta sexta-feira, 28, deixar o local. "A desocupação foi condicionada à aprovação, por parte da administração-central, de carta de compromisso com 13 pontos assinada pela reitora Roselane Neckel, onde todas as nossas reivindicações foram acatadas", afirmou o movimento em nota.

A tomada da reitoria aconteceu depois de um confronto entre estudantes e policiais no câmpus, ocorrido após a prisão de alunos que portavam maconha. Segundo a assessoria de comunicação do Gabinete da Reitoria, o termo de compromisso apresenta repostas e argumentações a cada uma das demandas do corpo discente e estabelece que todos serão considerados e discutidos. O conteúdo da carta, porém, não foi divulgado e ainda não é possível saber quais demandas foram acatadas plenamente pela universidade.

Entre as propostas dos estudantes estão a proibição da entrada de policiais no campus, a revogação da assinatura da UFSC no Termo de Ajuste de Conduta que restringe festas dentro do espaço da Universidade, bem como a retomada da extinta Comissão de Festas; a investigação das responsabilidades das autoridades envolvidas no confronto do dia 25; e a garantia de que nenhum processo administrativo ou criminal será encaminhado a qualquer estudante que participou do tumulto e da ocupação à reitoria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)