(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sabesp analisa nota da Arsesp sobre revisão tarifária


postado em 13/02/2014 07:31

São Paulo, 13 - A Sabesp informou ontem à noite que está analisando a nota técnica da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) sobre a proposta para revisão tarifária da concessionária.

Em nota ao mercado, a Sabesp reitera que a proposta foi submetida à consulta pública e que a audiência sobre o Preço Máximo Inicial (P0) e Fator de Eficiência (Fator X) ocorrerá no dia 12 de março de 2014. Após o término da consulta pública, a Arsesp publicará relatório até o dia 10 de abril e também os valores definitivos para a revisão das tarifas da Sabesp.

"A Companhia comunica que está analisando a Nota Técnica Nº RTS/001/2014 - Fevereiro 2014 e se manifestará oportunamente", encerra a nota assinada pelo diretor econômico-financeiro e de Relações com Investidores da concessionária Rui de Britto Álvares Affonso.

A agência reguladora propõe preço máximo final da tarifa de R$ 2,73249 por metro cúbico (m3), o que corresponde a um reajuste linear de 4,6607% sobre a tarifa média geral vigente da concessionária, de R$ 2,61081. O valor definido pelo órgão regulador já considera os efeitos do Fator X e está autorizado para aplicação sobre as tarifas da Sabesp referentes a serviços prestados a partir de 11 de abril deste ano, com faturamento a partir de 11 de maio.

A proposta de reajuste tarifário é inferior ao número pleiteado pela Sabesp, de 13,1% e ficou perto do piso das expectativas de analistas de cinco instituições financeiras consultadas pelo Broadcast (Bradesco, Barclays, Citi, CGD Securities e Ativa Corretora), que variavam entre 4% e 10%.

A proposta para o fator de eficiência (Fator X) foi de 0,9418% anual. No entanto, o Fator X aplicado sobre o preço máximo final da tarifa chegou a 1,14%. Esse número já considera o atraso de 20 meses em relação a agosto de 2012, prazo inicial estimado para o início do novo ciclo de tarifas. No montante de 1,14% foi contabilizado o valor de 0,4297% referente à parcela já aplicada no reajuste de novembro de 2013.

O fator de eficiência é um parâmetro que servirá para transferir gradativamente aos clientes da rede da Sabesp os ganhos de eficiência obtidos pela concessionária. Essa transferência irá ocorrer por meio de reduções futuras na tarifa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)