Jornal Estado de Minas

Cachorro da raça West highland white terrier vira sucesso nas redes sociais

Moema França
Oliver em algumas de suas muitas fantasias - Foto: Reprodução / Internet
Mozart Borba, advogado e professor de direito, começou a criar Oliver para ajudar no crescimento da filha pequena, Mariana. Usava as redes sociais para contas histórias pessoais da família, em textos bem humorados. Entre as postagens, resolveu publicar fotos de Oliver, de óculos escuros. Desde então, o cachorro reúne mais de 20 mil curtidores em sua própria página no Facebook e virou uma webcelebridade pernambucana. “Antes eu era Mozart Borba, mas agora eu sou o dono do Oliver”, brinca.
Galeria de fotos: As muitas fantasias de Oliver

As ideias para fotos vem de Mozart e de sua esposa, Ana Beatriz. “As mais compartilhadas são a do “Orgulho de ser Nordestino”, que coloquei ele com um chapéu de couro, e a série “Como usar o seu cachorro para decorar o apartamento”. A gente colocava Oliver parado no meio da sala e ele ficava lá, até a gente tirar a foto. Rendeu muitas curtidas”, completa Mozart.

Oliver é um West highland white terrier, um cão de caça que tem muita energia para extravasar. A raça pode chegar a pesar 10 kg. Com a ajuda de livros e vídeos na internet, toda a educação do cachorro foi feita em casa, pelo próprio Mozart. “O que eu eduquei foi para não destruir o apartamento. O que eu lia e via, a gente aplicava em casa”, conta. Segundo ele, o temperamento do cachorro é relevante, mas não é determinante.

Para os latidos inapropriados, Mozart dava um toque no peito do cão, que aprendeu a ficar quieto. Quando os dentes estavam nascendo e Oliver tentava pegar sandálias e sapatos, o ‘treinador caseiro’ desenvolveu uma técnica. Colocava um brinquedo e uma sandália próximo ao cão e borrifava água no focinho cada vez que Oliver escolhia pegar o par da sandália. Brincadeiras para gastar energia, como cabo de guerra, e corridas e passeios a pé, ajudavam o cão a ficar mais sossegado.

Ganhador de prêmios no Instagram e em revistas, o cachorro é motivo de orgulho na família. “O diferente em Oliver, é que ele é um modelo natural. Você coloca ele na posição da foto e ele fica (...) A gente se pergunta, às vezes, o quanto ele faz isso para nos deixar feliz”, diz.