Leia Mais
USP atrasa bolsas e prejudica acesso de pesquisadoresEx-aluno faz disparos em alojamento da USP em São CarlosUSP investiga suposto caso de racismo na PolitécnicaProfessores da USP entram em greve após constatação de gás metano no campus“Não deram direito de defesa ou prova material que justificasse a punição”, reclamou Aline, que cursa Artes Cênicas. Ela já foi rematriculada à universidade e deve terminar a graduação no fim deste ano. A estudante diz que a expulsão “foi o início de um processo de perseguição contra os estudantes que lutam por direitos básicos”. A assessoria de imprensa da USP informou que recorrerá da liminar concedida.
Protesto
Em dezembro de 2011, a USP abriu processo contra um grupo de 13 alunos que participaram da ocupação do imóvel da Coordenadoria de Assistência Social da universidade, iniciada em março do ano anterior. Segundo a instituição, durante o protesto documentos foram extraviados e equipamentos, danificados. Quando concluída a apuração, seis foram expulsos, cinco manifestantes inocentados e dois dos punidos já não estudavam mais na USP.
Marcus Padraic Dunne e Yves de Carvalho Souzedo, ambos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, foram os outros dois universitários que conseguiram liminar a favor da reintegração, ainda em 2012. Os outros três alunos eliminados não reverteram a expulsão.