Leia Mais
Turista paga até R$ 12 por cerveja nas praias de São PauloHomem pede a traficantes que torturem o filho que roubou cerveja no RioCervejaria de São Paulo descumpre lei antifumo e é interditadaO ministério também destacou que ficou acertado que o texto da instrução normativa deve prever a possibilidade de envelhecimento da cerveja em recipientes de madeira, a exemplo do que é feito com o vinho e outras bebidas. O lúpulo, item obrigatório na receita atual da cerveja, poderá ser substituído por ervas aromáticas no caso de algumas variedades da bebida.
Quanto à cerveja sem álcool, porém, nada ficou definido. O Ministério da Agricultura ainda precisa reunir-se com a pasta da Justiça para discutir este ponto. Para efeitos legais, hoje é considerada sem álcool a cerveja com até 0,5% de teor alcoólico. Órgãos de defesa do consumidor, no entanto, defendem que a bebida deveria ser completamente livre do aditivo.
A questão precisa entrar na instrução normativa e, por isso, a publicação do texto com as novas normas só ocorrerá após acordo sobre este tema. Uma portaria submetendo o documento a uma consulta pública será publicada, ainda, no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos meses. Será o último passo para o debate da questão no Brasil. Depois, a discussão passa a ocorrer no Mercosul, que também precisa aprovar as modificações das novas fórmulas da cerveja brasileira. A cerveja é um dos produtos cujos padrões de qualidade e identidade são har