Jornal Estado de Minas

Papa visita ala de dependentes químicos de hospital na Tijuca

Pontífice inaugura polo de atendimento do Hospital São Francisco na noite desta quarta-feira

Agência Brasil
- Foto: TASSO MARCELO / AFP
O Papa Francisco chegou às 18h19 ao Hospital São Francisco, na Tijuca, para inaugurar o polo de atendimento a dependentes químicos.
Veja mais imagens da visita do Papa ao Hospital São Francisco, no Rio

Com o tempo chuvoso no Rio, houve uma rápida recepção na base e o Papa embarcou rapidamente no carro. Até chegar ao hospital, na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, o cortejo percorreu várias ruas do bairro, que desde as 16h ficaram bloqueadas ao tráfego. Milhares de pessoas aguardaram ao longo do percurso, sob a chuva e o frio desta tarde, a passagem do Papa Francisco.

O polo de atendimento a dependentes químicos tem 80 leitos e atenderá inclusive a viciados em crack. O Papa fará uma oração e um discurso na solenidade, que será acompanhada por cerca de 1,5 mil pessoas.

Celebração em Aparecida

Na manhã desta quarta-feira, o pontífice celebrou uma missa diante de cerca de 200.000 fiéis na Basílica de Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. Na cerimônia, ele denunciou os "ídolos passageiros", como o dinheiro e o poder. Esta foi sua primeira missa pública na América Latina, realizada no maior santuário católico do Brasil, dedicado à padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida.

Veja fotos da missa celebrada pelo Papa em Aparecida do Norte

Francisco disse que voltará em 2017 ao Santuário de Aparecida, quando é celebrado o aniversário de 300 anos da descoberta da imagem da padroeira. "Peço um favor. Com jeitinho. Rezem por mim. Eu preciso. Que Deus os abençoe. E até 2017, quando voltarei", disse o Papa, em espanhol.

Esta é a segunda visita do Papa à Basílica. Em 2007, quando era arcebispo de Buenos Aires, ele participou da V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe (Celam).