Horas antes de partir para o alto da montanha, Raineri recebeu ordem do governo nepalês para cancelar o voo de parapente que estava planejado no local. As autoridades do Nepal informaram que a suspensão da autorização ocorreu devido a questões técnicas. Ele seguiu viagem acompanhado por três brasileiros: Joel Kriger, Carlos Canellas e Carlos Santalena.
O grupo subiu em direção ao alto da montanha por volta do meio-dia de ontem e enfrentou uma temperatura de 25 graus Celsius negativos. Raineri é um dos montanhistas mais experientes do Brasil. No Everest, os alpinistas são testados pela altitude, o frio, o gelo e a falta de oxigênio.
Após a negativa do governo nepalês, o brasileiro sinalizou que pretende manter a meta de ser a primeira pessoa na história a fazer um voo solo de parapente no Everest. Há dois meses, o alpinista negociou com o governo nepalês a escalada à montanha. Ele leva na mochila as bandeiras do Brasil e do Nepal.
Ex-professor universitário de engenharia, Raineri mantém na internet uma página sobre seus desafios e mostra aos interessados o passo a passo por meio do Facebook.