(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de SP promete novo mapeamento de árvores


postado em 22/03/2013 08:52 / atualizado em 22/03/2013 10:13

São Paulo , 22 - Após o fracasso de diversos projetos para mapear, identificar e diagnosticar a situação das árvores da cidade de São Paulo, a gestão Fernando Haddad (PT) agora promete fazer um inventário de todas as espécies em vias públicas da capital paulista - o que, portanto, exclui os parques. O mapeamento deve ficar pronto daqui a dois anos.

O levantamento é importante para que as autoridades e a população acompanhem o estado de saúde e o crescimento das árvores, o que permitiria antecipar serviços de poda, por exemplo. Em épocas de chuva, evitaria que tantas árvores doentes caíssem durante o temporal.

O projeto está em fase de elaboração na Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e será feito em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Prefeitura também quer o apoio da Eletropaulo.

“Não sabemos quanto vai custar ainda, mas não será nada muito alto, até porque é algo feito a partir de institutos de pesquisa”, afirma o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Chico Macena.

Até hoje, não se sabe quantas nem quais árvores existem na capital paulista. A última tentativa de mapeamento foi o programa Identidade Verde, lançado em 2010 pela gestão Gilberto Kassab (PSD). O programa fracassou e o contrato, de R$ 2,1 milhões, foi suspenso pela nova administração neste mês.

O Identidade Verde deveria mapear 94 mil espécies nas 31 subprefeituras. Três anos depois, só mapeou 16 mil árvores, apenas 17% do prometido. “Rompemos o contrato porque a empresa contratada não deu conta do trabalho”, diz Macena.

As informações são do jornal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)