Jornal Estado de Minas

Estado de Niemeyer deixa família otimista, mas arquiteto continua internado

Correio Braziliense
- Foto: ED FERREIRA/AE
Apesar da melhora que animou médicos e parentes, o arquiteto Oscar Niemeyer segue internado sem previsão de alta. Aos 104 anos, ele se recupera de um quadro de desidratação, que comprometeu as funções renais. O arquiteto está consciente, lúcido e respira sem ajuda da ventilação mecânica. Mas os médicos mantiveram o trabalho de fisioterapia respiratória.
Niemeyer está internado há 10 dias no Hospital Samaritano, em Botafogo (Zona Sul do Rio de Janeiro). No começo da tarde de ontem, a unidade de atendimento divulgou boletim com informações sobre o estado de saúde do arquiteto. Segundo a nota, assinada pelo clínico Fernando Gjorup, a situação de Niemeyer “ainda inspira cuidados”. O médico, que acompanhou o paciente em todas as internações recentes, diz ainda que a função renal se mantém estável e que não há nenhuma previsão de quando ele poderá deixar o hospital.

Parentes, amigos e funcionários se revezam na unidade intermediária — um centro de assistência com estrutura melhor que a dos quartos individuais, mas sem tantos recursos como em uma unidade de terapia intensiva (UTI) convencional. O arquiteto se alimenta normalmente, mas, diante do quadro de desidratação, a equipe do Samaritano decidiu colocar no paciente uma sonda gástrica, somente para complementar a nutrição. Mesmo diante das boas notícias, os médicos continuam cautelosos. Eles lembram que a saúde de um paciente de 104 anos é, naturalmente, fonte de preocupação.