Jornal Estado de Minas

Hebe Camargo morre aos 83 anos

Apresentadora sofreu uma parada cardíaca em casa neste sábado

Emerson Campos Rafael Passos
Apresentadora havia acertado seu retorno ao SBT na última quinta-feira - Foto: Lourival Ribeiro/SBT
A televisão brasileira está mais triste. Morreu neste sábado, aos 83 anos, a apresentadora Hebe Camargo. Ela teve uma parada cardíaca em sua residência, no Bairro Morumbi, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo SBT, emissora que havia acertado na última quinta-feira o retorno de sua eterna estrela. O velório da apresentadora está marcado para começar ainda este sábado e acontecerá no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo.
Dona de um sorriso inesquecível, Hebe enfrentava com a mesma vitalidade que sempre demonstrou nos palcos e na TV um câncer no peritônio, diagnosticado em janeiro 2010. No entanto, a saúde da apresentadora piorou nos últimos seis meses e ela foi obrigada a submeter-se, em março, a uma cirurgia de emergência para a retirada de um tumor no intestino. Em julho, novamente às pressas, ela precisou se internar para retirar a vesícula.

Confira imagens da carreira e da vida de Hebe Camargo

Já em sua residência, Hebe comemorou nesta semana o retorno ao SBT, casa pela qual sempre demonstrou grande carinho. Ela havia se desligado da emissora em 2011 com destino à Rede TV!, mas sempre flertou um possível retorno com o apresentador Silvio Santos. Na última quinta-feira, ela manifestou pelo Twitter sua alegria com o novo contrato: "Meus lindos, nem acredito!!! Estou de volta ao SBT, meu coração está disparado! Feliz feliz feliz feliz!!!". Em nota, a emissora lamentou a morte de Hebe.

Hebe passou por quase todas as emissoras - Foto: Alexandre Baratta/O Cruzeiro - 23/06/1962História de Hebe e da TV se confundem

Hebe Maria Camargo nasceu em 8 de março de 1929, em Taubaté, no interior de São Paulo. De um sorriso inconfundível, Hebe começou a carreira na televisão como cantora, na década de 50, quando foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da TV brasileira.

No primeira dia de transmissão da Rede Tupi em São Paulo, Hebe foi escalada para cantar o "Hino da Televisão", mas a artista faltou ao evento alegando estar doente, sendo  substituída por Lolita Rodrigues. Anos depois ela confessou em uma entrevista que não foi a gravação porque tinha um encontro amoroso naquele dia.

O programa Rancho Alegre foi um dos primeiros programas em que Hebe participou na TV Tupi. Hebe formou um dueto com o cantor Ivon Curi. A estreia da artista na TV foi em 1955 com o primeiro do gênero feminino da TV no país, "O Mundo é das Mulheres".

Veja as fotos da Rainha dos Selinhos

Em 1957, Hebe passou a se apresentar ao público com os cabelos tingidos de loiro. A cor do cabelo a transformou em umas das personalidades mais respeitadas no país. Em 1960, a artista foi contratada pela TV Continental para apresentar "Hebe Comanda o Espetáculo".

Em abril de 1966, o programa de entrevistas de Hebe Camargo foi ar pela TV Record. A atração dominical se tornou líder de audiência e abriu espaço a novos talentos, como Roberto Carlos, Martinha, Wanderléa e Ronnie Von.

Famosos prestam homenagens à Hebe nas redes sociais

Hebe passou por quase todas as emissoras de TV, entre elas a Record e a Bandeirantes, nas décadas de 1970 e 1980. Na Bandeirantes ela ficou até 1985, quando foi para o SBT, do apresentador Silvio Santos.

No SBT ela apresentou o programa Hebe, que ficou no ar de 1986 até 2010. Em dezembro de 2011, Hebe assinou contrato com a Rede TV! e estreou na emissora em março do ano passado.