(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Universitária morre na fila por leito do SUS


postado em 27/07/2012 21:02

Mais duas pessoas morreram enquanto aguardavam na fila, deitadas em macas, por leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pronto-Socorro Central de Bauru (PSC), no interior de São Paulo. As mortes ocorrem há mais de um ano. Entre maio e junho do ano passado, por exemplo, 30 pessoas morreram enquanto esperavam, improvisadas no PSC, por vagas de internação.

Na quinta-feira, 47 pessoas esperavam, sem sucesso, pelas vagas. Entre elas, estava a universitária Dryelli Carla Alves de Brito, de 22 anos, que acabou morrendo, enquanto aguardava, havia três dias, pela internação para se tratar de uma colecistite aguda calculosa (inflamação e cálculos na vesícula). A universitária entrou no sistema no dia 22, num posto de saúde de bairro, e havia três dias que esperava internação, deitada numa maca no corredor do PSC. No dia 24, seu estado se agravou, mas quando conseguiram a transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Promissão, cidade a 122 quilômetros de Bauru, já era tarde. A moça morreu sem que fosse transferida.

Na segunda-feira passada, o aposentado Antonio Toledo, de 76 anos, já tinha morrido após aguardar por quatro dias uma vaga numa UTI. Ele entrou no sistema no dia 19 e no dia 23 ele morreu com sintomas de síndrome respiratória grave, sem que a vaga fosse disponibilizada. Enquanto os pacientes morrem, as autoridades de saúde trocam acusações, acusando umas às outras pelas mortes. O município acusa o governo do Estado, gestor do serviço, de não conseguir disponibilizar as vagas a tempo. Já a Secretaria da Saúde nega qualquer responsabilidade pelas mortes, afirmando que o município não faz os pedidos corretamente e que nos dois casos, as vagas foram liberadas conforme os pedidos feitos.

O diretor do PSC, Luiz Antônio Sabbag, disse que outras mortes já ocorreram e novas deverão acontecer devido ao mesmo problema. Nesta sexta-feira, 25 pessoas aguardavam por internações sem que houvesse leitos para todas elas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)