A assessoria da FAB afirmou que a despressurização é um “problema comum”, mas não soube dizer o que a provocou nem especificar quando o Airbus, que começou a operar em 2005, passou pela última manutenção. O diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, comandante Carlos Camacho, explica que a falha na pressão de uma aeronave não tem muita gravidade, porém não costuma acontecer com frequência. “Isso ocorre no Brasil em média uma vez a cada 90 dias, o que, considerando a grande quantidade de voos no país, é pouco”, comenta.
Segundo Camacho, a pressurização é feita no avião assim que ele começa a levantar voo. “Quando as portas estão totalmente fechadas, os compressores começam a enviar ar para dentro da aeronave e as válvulas vão controlando a quantidade e a renovação dele”, detalha. A função desse procedimento é tornar a pressão interna adequada para a vida humana. “Enquanto o avião está a 11 mil metros de altitude, os passageiros ficam artificialmente num nível de 3 mil metros, em que é possível viver”, diz.