Jornal Estado de Minas

Cães vão entregar correio elegante em feira de adoção em São Paulo

O evento vai disponibilizar para adoção 400 animais, sendo a maioria cachorros, além de 80 gatos e 8 cavalos; interessados passam por entrevistas


Para os fãs de animais, é um compromisso para marcar na agenda. Ou, como os organizadores gostam de fazer de trocadilho, é um “cãopromisso”. No próximo sábado, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo realiza mais uma edição da já tradicional Festa de Adoção, a décima nos últimos cinco anos. Cerca de 400 bichos - na maioria cães, mas há também 80 gatos e 8 cavalos - estarão à disposição para serem adotados por uma família.
“A adoção é constante no CCZ. Mas esses eventos funcionam como chamarizes”, diz a gerente da entidade, Ana Claudia Furlan Mori. Para adotar um bichinho é preciso passar por um verdadeiro processo seletivo. Depois da escolha do animal, o candidato a dono bate um papo com um funcionário para saber qual o temperamento do bicho.

Então, passa-se por uma fase de entrevista de perfil, onde especialistas do CCZ vão analisar se ele está pronto para assumir a responsabilidade. “Sendo aprovada, a pessoa precisa pagar a taxa pública, atualmente de R$ 16,20. O animal já vem castrado, vacinado, microchipado, vermifugado e com Registro Geral do Animal (RGA), emitido na hora.

Como de praxe nesse tipo de evento, diversas atrações estão previstas. A novidade é o “cãorreio elegante”, em que os entregadores de recadinhos serão os próprios cães disponíveis para adoção. “Um voluntário humano vai acompanhar a entrega”, explica a gerente. A festa da adoção vai acontecer das 10 horas às 16 horas, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rua Santa Eulália, 86, Santana, zona norte de São Paulo.