Jornal Estado de Minas

Rio vistoria balsas que receberão 24 toneladas de fogos

AgĂȘncia Estado
Nessa quinta, oito das 11 balsas com os fogos de artifício que serão usados no réveillon de Copacabana, na zona sul do Rio, foram vistoriadas pela Riotur e pela Capitania dos Portos. Amanhã à tarde, eles serão posicionadas no mar, a 500 metros da costa. As três balsas restantes serão montadas hoje.
A contagem regressiva vai começar quando restarem 40 segundos para 2012. O show de fogos terá duração de 16 minutos, a partir da meia-noite. Serão usadas 24 toneladas de material explosivo, em um espetáculo de seis fases: bem-vinda, Rio%2b20, com fogos em tom esverdeado; energia solar; água; fauna e flora; vento e otimismo. Cada fase terá cores e formas distintas. Simultaneamente, por meio de torres de som, será veiculada uma trilha sonora especialmente montada pelo DJ João Brasil.

Ao longo das Praias de Copacabana e do Leme, foram montados quatro palcos, com atrações musicais das 18h às 3h. Em dois deles - um na frente da Rua Xavier da Silveira e outro no Leme - haverá apenas DJs. No palco principal, na frente do hotel Copacabana Palace, shows de Beth Carvalho (às 20h) e O Rappa (às 22h), além do DJ David Guetta ( à 1h40). Outro palco, na direção da Rua Santa Clara, vai receber Moraes Moreira (às 22h15), Blitz (à 0h16) e a bateria da Mangueira (às 2h30), entre outros músicos. Shows serão interrompidos durante a queima de fogos.

Iemanjá

Em caminhão aberto e seguida por mais de 20 ônibus e muitos carros, a imagem de Iemanjá seguiu em procissão ontem pelas movimentadas Avenidas Dom Helder Câmara, Presidente Vargas e Rio Branco. Comerciantes do Mercadão de Madureira, que há décadas concentra lojas de artigos religiosos, mantêm o ritual desde 2003. “O ideal seria fazer no dia 31, mas não há condições. Reunimos cinco mil pessoas todo ano. Iemanjá é a mãe de todos os orixás, temos de cultuá-la”, disse Guaracy Coutinho, um dos organizadores da carreata iniciada em Madureira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.