Jornal Estado de Minas

Cerca de 150 manifestantes desde sábado ocupam o centro do Rio com barracas e faixas

Tábita Martins
Um grupo de manifestantes, ocupa desde sábado diversas partes da Cinelândia, no centro do Rio. Entre barracas e cartazes com os dizeres “Você é livre”, os jovens organizaram o movimento por meio de um site de relacionamentos na internet, inspirados em manifestações ocorridas em todo o mundo. A ideia é reunir as pessoas em praças de grandes cidades e ocupar o espaço.
O movimento conta com cerca de 150 estudantes, artistas e pessoas de todasas idades. O protesto é um movimento pacífico e colaborativo, em que não há liderança e nem somente uma única reivindicação e foi batizado como Ocupa Rio.

O grupo defende que o que os une é o fato de estarem indignados. Cada um luta por uma causa diferente, mas todos estão insatisfeitos com a atual situação do país. O grupo tem levantado discussões como crise financeira, corrupção, meio ambiente, pacificações de favelas, democracia, crise finaceira, dentre outros. O movimento já aconteceu em vários outros paíse como Espanha, EUA, Itália, Suiça, França, Chile, Japão, Austrália, , Suiça, e México.