(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Campanha na BR-381 conscientiza motoristas contra violência infantil


postado em 11/10/2011 15:42

A blitz da Campanha Proteja marcou a semana da criança em Belo Horizonte. A ação educativa abordou os motoristas que passaram pela BR-381, no trecho entre Belo Horizonte e Sabará, nesta terça-feira (11). “Conheci a campanha pela TV e acredito ser muito importante para incentivar as pessoas a denunciar a violência contra as crianças. Se eu souber de qualquer tipo de abuso ou exploração, vou recorrer ao Disque Direitos Humanos”, afirmou o caminhoneiro Afonso Geraldo dos Santos, que parou para prestigiar a ação.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e contou com as parcerias da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Ademig, Abad, Transportes Fátima e Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

O material gráfico da campanha, que enfatiza o Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) como ferramenta importante para denunciar as violações dos direitos da criança e do adolescente, foi distribuído para motoristas e passageiros.

O objetivo foi sensibilizar a população sobre a importância de denunciar os crimes contra as crianças e adolescentes. “Grande parte das denúncias recebidas são sobre a violência que acontece no seio familiar, por isso é essencial que um vizinho ou aquela pessoa que tenha conhecimento de uma situação como essa denuncie”, lembrou o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges.

De acordo com a PRF, cerca de 30 mil veículos trafegam por dia, no período da manhã, pela rodovia. Deste total, 30% dos motoristas foram conscientizados pela Proteja Nossas Crianças. A ação integra a programação da campanha promovida em vários municípios mineiros em comemoração ao mês da criança.

Mais denunciados

Os crimes contra esse público são os mais denunciados por meio do Disque Direitos Humanos, serviço sigiloso e gratuito do Governo de Minas que recebe denúncias de qualquer violação de Direitos Humanos. Só nos primeiros nove meses deste ano foram 1.571 relatos, média de 174 por mês. Dentre os tipos de violência mais denunciados estão a violência física dentro da própria família (593) e a negligência e abandono (562).

Lançada em maio de 2008, a Campanha Proteja Nossas Crianças, coordenada pela Sedese, pelo Servas e pelo Cedca, é uma das maiores mobilizações já realizadas no país com foco no combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Conta com a parceria das emissoras de TV, rádio e jornais impressos do Estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)