(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Robô diminui as colisões de aviões com aves


postado em 22/09/2011 09:46 / atualizado em 22/09/2011 09:52

Falcão robô é usado no aeroporto com maior número de choques entre aves e aviões no país, em Joinville (SC)(foto: Cleber Gonmes/Ag RBS/AE)
Falcão robô é usado no aeroporto com maior número de choques entre aves e aviões no país, em Joinville (SC) (foto: Cleber Gonmes/Ag RBS/AE)


Um aeromodelo, disfarçado de falcão-robô, se transformou em alternativa para diminuir as colisões de aves contra os aviões no espaço aéreo do aeroporto de Joinville, no Norte de Santa Catarina. O equipamento comandado por controle remoto passou a ser usado terça-feira para espantar aves, especialmente os queros-queros, espécie que predomina na região da cabeceira da pista. Estão previstas várias incursões do aeromodelo de 1,6 metros de envergadura com voos, disfarçado de ave de rapina ao longo de cada dia.

O aeroporto de Joinville é o primeiro do Brasil em número de ocorrências de choques de aves contra a fuselagem de aviões. O índice é de 19 colisões a cada 10 mil operações, conforme dados do ano passado. Neste ano já foram 15 registros em 10 mil operações.

O evento, segundo o superintendente do aeroporto Rones Rubens Heidemann, gera danos às turbinas e, conforme o tamanho da espécie das aves, pode até derrubar uma aeronave. O falcão possui uma bateria com autonomia de 20 minutos e pode voar num raio de até três quilômetros. Os voos serão feitos antes de cada pouso e decolagem.

O objetivo, segundo o operador do equipamento Pierre Rousseau, é fazer o robô exercer medo e fazer com que as aves procurem novos territórios para habitar. Outra ação paralela para inibir a presença de aves é a colocação de linhas de nylon sobre os banhados próximos ao aeroporto para repelir outras espécies, como marrecos e garças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)