(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros do Recife estão à procura do macaco Chico

O macaco fugiu de sua jaula no parque Treze de Maio nessa segunda-feira


postado em 14/09/2011 14:29 / atualizado em 14/09/2011 14:39

(foto: Goretti Queiroz /MDA/PE / Divulgação)
(foto: Goretti Queiroz /MDA/PE / Divulgação)

O Corpo de Bombeiros está de prontidão nos arredores da Rua do Sossego, no Centro do Recife, para tentar capturar o macaco prego Chico, que fugiu de sua jaula no Parque Treze de Maio, nessa segunda-feira. Os veterinários que cuidam dos animais do Parque vão fazer um procedimento para evitar o estresse do animal para que os Bombeiros possam realizar o resgate.

No mesmo dia em que fugiu, Chico foi visto na copa de uma árvore da Rua do Sossego, que liga os bairros da Boa Vista e Santo Amaro, na mesma região. Segundo informações da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), que administra o parque, o animal escapou durante uma distração do tratador que abastecia a jaula com alimentos.

Chico é tratado como um dos mais principais atrativos do parque e constantemente é alvo de questionamentos de militantes dos direitos dos animais, como o Movimento de Defesa Animal de Pernambuco (MDA/PE), contrário à exposição dos bichos às condições estressantes do centro da cidade.

Além de macacos, o parque tem vários outros bichos. Após uma visita, no dia 29 de julho o MDA/PE solicitou à Prefeitura do Recife a retirada dos bichos - alguns estão no espaço há mais de 25 anos. Segundo a entidade, eles sofrem com o descaso, apesar de as jaulas serem limpas e de haver comida e água repostas constantemente.

A ONG considera o local “totalmente inapropriado para abrigar animais de qualquer espécie, principalmente os silvestres”, por causa, dentre outros motivos, da poluição sonora e do ar, e da iluminação noturna, consideradas prejudiciais ao bem estar dos bichos. Segundo a solicitação, os animais também estariam “à mercê de vândalos e usuários de drogas que utilizam o parque para cometerem seus delitos”.

A orientação é de que quem o aviste não tente capturá-lo, mas ligue para os bombeiros, pelo 193.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)