Jornal Estado de Minas

Criadores do "Rodeio das Gordas" pagarão indenização

A competição se dava entre rapazes agarrando colegas obesas pelo maior tempo possível durante os jogos universitários

AgĂȘncia Estado
Os ex-universitários envolvidos na criação da página do Orkut sobre o "Rodeio das Gordas" terão de doar, a título de indenização por dano moral coletivo, 20 salários mínimos cada um a partir deste mês. A medida foi estabelecida por meio de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre eles e as Promotorias de Justiça de Direitos Humanos de Araraquara e Assis, cidades do interior de São Paulo. O descumprimento do compromisso implicará em multa de R$ 30 mil. O dinheiro da indenização será encaminhado a três instituições que se dedicam à prevenção e ao combate da dependência química e ao combate de violência de gênero.
O "Rodeio das Gordas" ficou conhecido durante o Interunesp, evento universitário que reúne os estudantes da Unesp, realizado em Araraquara em 2010. A competição se dava entre rapazes agarrando colegas obesas pelo maior tempo possível durante os jogos universitários. Após o encerramento do evento, foi criada em Assis uma página na rede social intitulada "Rodeio das Gordas", na qual eram estabelecidas regras para o "torneio", bem como premiação para o que fosse considerado o melhor "montador de gordas".

Em outubro de 2010, a promotora de Justiça Noemi Corrêa instaurou inquérito civil para apurar o ocorrido. As investigações identificaram que o responsável pela criação da página na rede social foi Roberto Paulo de Freitas Negrini, então estudante da universidade. Daniel Prado de Souza e Raphael Dib Tebechrami foram apontados como incentivadores da prática, por meio de comentários publicados na página. O MP considerou que eles praticaram violência contra a mulher, infringindo os conceitos e preceitos da Lei Maria da Penha. Roberto e Raphael assinaram o TAC. Em relação a Daniel Prado de Souza, que não assinou o documento, a Promotoria ingressará nos próximos dias com ação civil pública contra ele.