(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROTESTO

Força Sindical oferece sardinhas aos "tubarões" do Banco Central

Cerca de 50 manifestantes fizeram um churrasco com 100 quilos de peixe


postado em 30/08/2011 18:36 / atualizado em 30/08/2011 18:46

Manifestantes da Força Sindical preparam churrasco de sardinha em frente ao Banco Central como protesto contra a taxa de juros(foto: AFP PHOTO/Pedro LADEIRA )
Manifestantes da Força Sindical preparam churrasco de sardinha em frente ao Banco Central como protesto contra a taxa de juros (foto: AFP PHOTO/Pedro LADEIRA )


Para os tubarões do Banco Central, muitas sardinhas. Foi assim que a Força Sindical protestou na tarde desta terça-feira contra os juros praticados no Brasil. Com 100 quilos do peixe, os sindicalistas organizaram um churrasco em frente à sede da instituição que decide amanhã o rumo do juro básico da economia, a Selic, que é referência para empréstimos e financiamentos no Brasil.

"A sardinha é uma comida de pobre e também comida de tubarão. Como esses tubarões tecnocratas do Banco Central que se reúnem aqui e decidem o rumo do Brasil", protestou o presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força. "Além disso, a sardinha assada também tem um cheiro ruim que vamos tentar levar para lá", dizia Paulinho apontando para as janelas do alto do edifício do BC. Lá, no 20º e 21º andares do prédio escuro, trabalham os diretores e o presidente da instituição, o economista gaúcho Alexandre Tombini. As janelas, porém, estavam fechadas, exatamente como manda o ar condicionado do prédio.

Com um olho na churrasqueira e outro nas câmeras, os sindicalistas defenderam que o Brasil precisa de juros mais baixos. "É um absurdo o Brasil ter os juros mais altos do mundo. Precisamos de juro mais baixo para aumentar a produção, ter mais desenvolvimento e mais emprego", disse Paulinho. O PDT do deputado paulista, vale lembrar, faz parte da base de apoio ao governo de Dilma Rousseff.

O sindicalista reconhece que vai ser difícil, mas diz que queria que o Banco Central surpreendesse a todos com um corte do juro de 1 ponto porcentual, o que levaria a taxa Selic para 11,50%. Longe da fumaça das sardinhas, porém, no mercado financeiro, prevalece a aposta de que o juro será mantido no atual patamar de 12,50%, interrompendo ciclo de aumento dos juros que teve início em janeiro para esfriar um pouco o ritmo da economia brasileira.

A temperatura, inclusive, deve ter sido um dos motivos para a baixa presença no churrasco. Debaixo de sol forte com 31º graus e 18% de umidade relativa do ar, menos de 50 pessoas protestavam contra os juros. Bom para os manifestantes que, diante dos 100 quilos de peixe, tiveram o direito a degustar pelo menos dois quilos de sardinha assada cada. Claro, sem contar a farofa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)