Jornal Estado de Minas

Cheias já atingem 4 mil no Vale do Ribeira

AgĂȘncia Estado
Mais de quatro mil pessoas foram desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes que desde a segunda-feira atingem o Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo. A situação mais crítica foi registrada em Eldorado, onde o rio Ribeira de Iguape ficou oito metros acima do nível normal e as águas invadiram a região central da cidade. Os desabrigados foram levados para centros comunitários, escolas e igrejas.
Em Jacupiranga, a cheia atingiu parte do centro e o bairro Hélio Rossetti. Pelo menos 50 famílias (cerca de 300 pessoas) ficaram desalojadas, segundo a prefeitura. As águas dos afluentes do rio Ribeira cobriram pontes e estradas rurais. Nove bairros ficaram completamente ilhados. Em Iporanga, onde o nível do rio também subiu oito metros acima do normal, alagando a zona ribeirinha, dezenas de moradores foram transferidos para uma escola.

As chuvas continuavam caindo nas cabeceiras do rio, elevando de 100 para 200 o número de famílias desabrigadas em Iporanga. A cidade, na divisa de São Paulo com o Paraná, continuava hoje sem acesso para o interior paulista. Em Barra do Turvo, a prefeitura contabilizou 40 desabrigados.

Estradas rurais estavam cobertas pelas águas do rio Turvo, afluente do Ribeira. Em Itapirapuã Paulista, 100 pessoas foram desalojadas e pelo menos duas famílias tiveram de ser removidas de áreas de encostas. A enchente chegou hoje na cidade de Registro. Uma família teve de ser removida no bairro Vila Nova.