(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juiz decreta prisão de assassinos de ambientalistas


postado em 29/07/2011 17:22 / atualizado em 29/07/2011 17:31

O juiz Murilo Lemos Simão, da comarca de Marabá (PA), decretou nesta sexta-feira, mas com informação liberada ontem pela assessoria do Tribunal de Justiça, a prisão preventiva dos acusados pela morte no dia 24 de maio deste ano, do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo Silva, em Nova Ipixuna, no sudeste do estado. Simão estava sob críticas de movimentos sociais, que o acusam de ter contribuído para a fuga dos assassinos ao indeferir dois pedidos de prisão encaminhados no decorrer do inquérito policial e com parecer favorável do Ministério Público.

Os três acusados - o fazendeiro José Rodrigues Moreira, mandante o irmão dele, Lindonjonson Silva Rocha, e Alberto Lopes do Nascimento, o Neguinho - tiveram suas fotografias espalhadas por várias delegacias do interior do Pará e em estados vizinhos.O relatório do Ministério Público diz que os executores do crime agiram mediante emboscada, sem possibilitar defesa às vítimas, que ficaram escondidos na mata próxima a uma ponte, atiraram nas vítimas e "retiraram a golpe de instrumento cortante a orelha de José Cláudio, agindo, assim, de forma cruel".

Rodrigues vinha ameaçando José Cláudio porque ele teria adquirido um lote de terra na área do projeto extrativista, mas o imóvel estava sendo ocupado por pessoas a mando das vítimas. Diante da disputa pela terra rural, o fazendeiro planejou, organizou e financiou o crime, segundo o MP. O juiz observa que decretou a prisão que anteriormente negara por três vezes porque o delegado responsável pelo inquérito "investigou melhor o caso" a fim de esclarecer as dúvidas iniciais que pairavam sobre a autoria do crime.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)