(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Funai confirma existência de novo grupo de índios isolados na Amazônia


postado em 23/06/2011 17:11 / atualizado em 23/06/2011 17:55

A existência do grupo foi confirmada durante sobrevôo realizado em abril deste ano(foto: Peetsa/Arquivo CGIIRC-Funai )
A existência do grupo foi confirmada durante sobrevôo realizado em abril deste ano (foto: Peetsa/Arquivo CGIIRC-Funai )
Uma nova comunidade de índios isolados foi localizada pela Frente de Proteção Etnoambiental da Funai no Vale do Javari, na Amazônia. A existência do grupo foi confirmada durante sobrevôo realizado em abril deste ano, com apoio do Centro de Trabalho Indigenista (CTI). A expedição aérea avistou três clareiras com quatro grandes malocas no total.

Segundo o coordenador da Frente do Vale do Javari, Fabricio Amorim, que identificou as clareiras por satélite antes da realização do sobrevoo, “os métodos, diretrizes e normas que guiam esse trabalho de identificação e proteção de isolados faz parte de uma política pública do Estado brasileiro. Para a confirmação de uma referência como essa, são necessários anos de trabalho sistemático e metódico, com realização de pesquisas documentais, expedições e análises de imagens de satélite, explica”.

Segundo ele, “a roça, bem como as malocas, são novas, datadas de no máximo um ano. O estado das palhas usadas na construção, e a plantação de milho indicam isso. Além do milho, havia banana e uma vegetação rasteira que parecia ser amendoim, entre outras culturas”, relata. As observações preliminares apontam que esse grupo pode pertencer à família linguística Pano.

Até o momento da confirmação, a presença desses índios isolados era apenas uma referência “em estudo”, pois havia relatos de sua existência, sem informações conclusivas sobre a exata localização e características da comunidade.

“Na Terra Indígena Vale do Javari há um complexo de povos isolados considerado como a maior concentração de grupos isolados na Amazônia e no mundo”, avalia Amorim. “Entre as principais ameaças à integridade desses grupos estão a pesca ilegal, a caça, a exploração madeireira, o garimpo, atividades agro-pastoris com grandes desflorestamentos, ações missionárias e situações de fronteira, como o narcotráfico. Outra situação que requer cuidados é a exploração de petróleo no Peru, que pode refletir na Terra Indígena do Vale do Javari”.

Referências – Oficialmente, a Funai reconhece a existência de 14 referências de índios isolados no Vale do Javari. Esse levantamento, no entanto, está em reformulação e o número pode aumentar. Atualmente há oito grupos de índios isolados com malocas, roças e tapiris já localizados por sobrevôo ou por expedições terrestres.

Entre os anos 2006 e 2010, foram localizados mais de 90 indícios da ocupação territorial desses grupos, como roças, tapiris e malocas. Essas observações apontam para a existência de uma população de aproximadamente 2 mil pessoas na Terra Indígena do Vale do Javari. Nessa última referência confirmada, estima-se que haja cerca de 200 pessoas, no conjunto de quatro malocas.

As informações são da assessoria de imprensa da Funai.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)