(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tuberculose recua, mas Brasil ainda está entre países com mais casos


postado em 24/03/2011 13:18

O número de casos notificados de tuberculose caiu no Brasil em 2010, mas o Ministério da Saúde (MS) mantém a preocupação sobre a doença, responsável pela morte de cerca de 4,8 mil pessoas por ano no país. O MS lançou nesta quinta-feira (24/3) - dia mundial de combate à doença - a campanha de 2011 com o objetivo de estimular o diagnóstico precoce da doença. O foco da ação são homens jovens, de 20 a 49 anos, faixa em que ocorre o maior número de ocorrências. Também será distribuído material aos profissionais de saúde, inclusive os que trabalham no sistema penitenciário.

A quantidade de diagnósticos novos da doença passou de 73.673 em 2008 para 70.601 no ano passado. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, os esforços devem se concentrar na prevenção da doença, para que pessoas contaminadas não disseminem o vírus.

No Brasil, a tuberculose é a terceira causa de morte por doenças infecciosas. O país, apesar de ser a 7ª economia do mundo, fica em 19º lugar no ranking dos 22 países que concentram 80% dos casos da doença em todo o mundo. Jarbas Barbosa aponta que, no entanto, é preciso considerar o índice de incidência dos casos, e não apenas os números absolutos, considerando-se que o Brasil é um país com opulação muito grande. “O Brasil tem avançado bastante, em termos de incidência estamos em 108º, mas queremos sair do grupo de países de maior carga. Acreditamos que mantido o progresso atual, em cinco anos vamos conseguir”, prevê.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)