(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Força Nacional pode atuar como as UPPs


postado em 15/03/2011 08:14

O governo federal estuda mudar as características da Força Nacional de Segurança Pública, transformando-a em uma espécie de força nacional de pacificação. Com um efetivo atual de 7 mil policiais, a Força Nacional passaria a funcionar no modelo da polícia pacificadora do Rio, capacitada para agir mais próxima e com a “confiança” da população.

Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança apoia os estados em momentos de crise, a pedido dos governos estaduais. Sua última grande atuação foi a ajuda ao resgate dos atingidos pelas chuvas na Região Serrana do Rio. O estudo para a mudança nasceu depois de sugestão do secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, à secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, cuja pasta é vinculada ao Ministério da Justiça.

Na sugestão dada por Beltrame, a Força Nacional atuaria com as características das unidades de polícia pacificadora (UPPs), implantadas nas favelas do Rio, de onde a polícia conseguiu expulsar as quadrilhas de traficantes. Para isso, os homens da Força fariam os mesmos cursos preparatórios daqueles que integram as UPPs.

LÍDER O comandante da Polícia Militar do Estado do Rio, coronel Mário Sérgio Duarte, já foi sondado por Miki para ocupar a liderança da nova polícia, mas ainda não respondeu. Procurada desde a semana passada pela reportagem, Regina Miki não respondeu às ligações. O Ministério da Justiça não confirmou o estudo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)