(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ações audaciosas marcam roubos a bancos em pequenas cidades

Quadrilhas alvejam delegacias, usam moradores como escudo nas trocas de tiro e recorrem a viaturas para facilitar a fuga


postado em 27/02/2011 09:09

A ousadia das quadrilhas de assaltantes de banco que agem em cidades pequenas no interior do Brasil é diretamente proporcional ao desprezo desses criminosos pelo trabalho da polícia. Na última quarta-feira, bandidos invadiram Dois Irmãos, pequeno município de Tocantins, que fica a 180 quilômetros de Palmas. Cinco homens armados atiraram contra o posto policial do lugar, que tem dois agentes, e fizeram 10 reféns, enquanto levavam o dinheiro de uma agência dos Correios. Depois, demonstrando total despreocupação em chamar a atenção na fuga, fugiram em duas caminhonetes da Polícia Militar.

No momento do crime, o delegado Márcio Girotto, que substituía o delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Reginaldo Menezes Brito, dava entrevista à reportagem do Estado de Minas. De acordo com ele, problemas na logística na segurança pública são empecilhos crônicos. “Cidades pequenas têm efetivos pequenos. Se o local é isolado, é ainda pior, porque há demora na chegada de reforço. Isso ocorre aqui, no estado, em cidades, como Dois Irmãos e Silvanópolis, que fica a 130 quilômetros de Palmas. Além disso, algumas agências bancárias têm segurança precária”, opina Girotto.

O chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jefferson Fernandes Gadelha, também fala da necessidade de que a segurança seja uma das prioridades dos bancos. Mas ele reconhece que essas ações criminosas são parte de uma demanda nacional. O coronel esclarece que a Polícia Militar, com a missão de prevenir tais crimes, está montando, ainda para este ano, um grupo especial para coibir esse tipo de iniciativa dos bandidos.

“Vamos trabalhar com policiais rodoviários e de fronteira. O ideal seria formar um cinturão de segurança, mas o estado tem dificuldades com recursos”, avisa coronel Gadelha. “Estamos remanejando efetivo justamente para a prevenção. Este ano, foram mais de 300 transferências para tentar melhorar a estratégia, mas, historicamente, esses assaltos são um assunto muito complicado”, completa.

MEDIDAS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por meio da assessoria de imprensa, declara que os bancos brasileiros têm investido em mecanismos de segurança para evitar a ação de bandidos. Ainda segundo a Febraban, foram gastos, em 2010, cerca de R$ 8 bilhões nessa área. “Os ataques ocorridos em alguns estados, no entanto, usaram força desproporcional, com armamentos pesados, de elevado poder de destruição, inclusive com uso de explosivos e quadrilhas numerosas. Essa é uma questão de segurança pública. Os estados já estão desenvolvendo ações de inteligência para desarticular quadrilhas, com a adoção de medidas adequadas para combater esse tipo de delito, e que levem à prisão dos bandidos”, registra uma nota da instituição. Em uma assalto em 10 de novembro do ano passado em Cocalzinho (GO), os bandidos usaram um cilindro de gás para arrombar caixas eletrônicos.

O Banco do Brasil também se pronunciou sobre o assunto por meio de nota. Segundo o documento, a instituição atende as exigências legais de equipamentos e procedimentos de segurança para agências bancárias, previstas em uma portaria da Polícia Federal, que disciplina as atividades de segurança privada.

“O Banco do Brasil tem investido constantemente em dispositivos, visando impedir os arrombamentos de terminais. Esses investimentos estão relacionados ao reforço das chapas metálicas das máquinas, do sistemas de alarme e do monitoramento das salas de autoatendimento. Para impedir as investidas criminosas, faz-se necessário investimentos no aparato de Segurança Pública, especialmente em cidades de pequeno porte, localizadas no interior dos estados.”, diz a nota. O Ministério da Justiça foi procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, mas, até o fechamento desta edição, não havia se pronunciado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)