(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Companheira de Ascenso Ferreira morre no Recife


postado em 21/12/2008 15:28 / atualizado em 08/01/2010 03:54

Faleceu, à meia-noite de hoje, a companheira do poeta pernambucano Ascenso Ferreira, Maria de Lourdes Medeiros, aos 93 anos. Natural do Recife, Maria vivia com o poeta desde os 17 anos de idade. Juntos, tiveram uma filha, Maria Luiza, que mora no Rio de Janeiro. Maria de Lourdes estava internada desde a última quinta-feira, dia 18, no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), em Santo Amaro, com insuficiência cardíaca, conseqüência de um infarto que sofreu este ano. O enterro do corpo da companheira de Ascenso será às 16h, no cemitério de Santo Amaro.

O corpo de Maria de Lourdes será sepultado no mesmo túmulo de Ascenso, que foi recuperado, este ano, pela Prefeitura do Recife, numa homenagem aos 43 anos da morte do poeta, que faleceu em 5 de maio de 1965.

A filha do casal, Maria Luiza, está no Recife desde ontem e acompanhou a mãe no hospital. Ela acredita que o estado cardíaco de Lourdes piorou desde maio, devido às emoções sentidas durante as homenagens prestadas a Ascenso. “Acho que ela se emocionou muito e tudo isso piorou o estado de saúde dela. Mas agradeço à Prefeitura por ter recuperado o túmulo do meu pai”, afirmou.

Apesar de debilitada, Maria de Lourdes estava lúcida até o dia que foi internada. Segundo depoimento de um vizinho, o comerciante Manoel Bernardino, ela esteve na farmácia Cidade, no bairro do Hipódromo, onde morava, na quinta pela manhã, quando conversou com ele. “Ela estava combinando comigo para sairmos no bloco de carnaval Dona Santa, que foi fundado por Ascenso”, recordou.

Lourdes, que gostava de recitar versos, teria dito, na quinta, as seguintes palavras escritas pelo ex-companheiro: A vida é uma promissória, e a gente só tem Deus como avalista.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)