(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Garimpeiro morre em emboscada em Serra Pelada-PA


postado em 23/11/2008 18:01 / atualizado em 08/01/2010 04:00

Três homens armados com pistolas abriram fogo contra dois ônibus que levavam garimpeiros para Serra Pelada durante a madrugada de sábado. Na emboscada foi morto com um tiro na cabeça o garimpeiro Manoel Batista de Oliveira, residente em Imperatriz, município do Maranhão.

Revoltados, cerca de 2 mil garimpeiros que chegaram em vários ônibus a Serra Pelada preparam manifestações de protesto para esta segunda. O enterro de Oliveira está sendo realizado neste domingo, em Imperatriz.

Na terça-feira, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, indicou um coronel da reserva do Exército para ser o interventor da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). Ele deve tomar posse provavelmente nesta segunda, mas enfrenta resistência de um grupo de garimpeiros ligados ao ex-prefeito de Curionópolis e também coronel da reserva do Exército, Sebastião Rodrigues de Moura, o Curi.

Um dos aliados de Curi, José Maria, atual presidente interino da Coomigasp, se recusa em deixar o cargo e acusado por entidades de garimpeiros de ter ordenado a emboscada contra os ônibus. O clima é tenso em Serra Pelada, que recebeu neste domingo reforço da Polícia Militar (PM) no sul do Pará.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)