(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ibama: incêndio na Chapada está 'praticamente extinto'


postado em 20/11/2008 20:31 / atualizado em 08/01/2010 04:02

Como previsto pelo Centro Estadual de Meteorologia da Bahia, a chuva chegou com força à Chapada Diamantina na noite de ontem e está ajudando a acabar com os incêndios que desde julho castigam a área de proteção ambiental. Segundo boletim do Centro Nacional de Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os focos estão "praticamente extintos".

A chefia do parque nacional, porém, decidiu manter a mobilização das brigadas que trabalham na contenção do fogo pelo menos até o fim da semana. "Não conseguimos sobrevoar a área hoje por falta de condições de vôo, e só vamos acabar com os esforços de combate quando tivermos a certeza de que os focos de incêndio cessaram", afirmou o gestor do parque, Cezar Gonçalves, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Gonçalves disse que existe o risco de extinção de que espécies endêmicas por causa dos incêndios, que atingiram mais da metade dos 152 mil hectares do parque nacional. De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, apenas após a confirmação do fim dos focos de incêndio começará o trabalho de mapeamento dos estragos causados pelo fogo. "Nossos esforços estavam concentrados no combate às chamas", declarou. De acordo com o centro de meteorologia, chuvas fortes devem atingir a região da chapada pelo menos até o início da semana que vem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)