(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça decreta prisão de acusado por trabalho escravo


postado em 14/11/2008 19:56 / atualizado em 08/01/2010 04:04


O juiz José Airton de Aguiar Portela, de Santarém, decretou a prisão preventiva do empresário Agenilson José dos Santos, acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de submeter 163 pessoas a trabalho escravo na Perfil Agroindústria Cacaueira, em Placas, no Oeste do Pará. A informação foi divulgada nesta sexta-feira e, segundo o MPF, o objetivo é evitar que o suspeito atrapalhe as investigações.

Além de Santos, foram denunciados quatro dirigentes da Perfil e dois comerciantes que obrigariam os trabalhadores a comprar em seus estabelecimentos o material para cultivo do cacau. Em 25 de setembro, funcionários dos Ministério do Trabalho e Emprego e do Ministério Público do Trabalho, acompanhados por policiais, encontraram 133 adultos e 30 crianças, com idades de 5 a 13 anos mantidas em condições semelhantes à de escravidão. Segundo o MPF, o empresário portava armas e munição.

Conforme o relatório da operação, os trabalhadores apresentavam ferimentos provocados por facão e picadas de cobras, de aranhas, escorpiões. Um adolescente de 13 anos teria ficado cego do olho esquerdo ao se acidentar quando carregava um saco de cacau com cerca de 40 quilos, segundo documento anexado à denúncia do MPF. Além de não fornecer condições de moradia e higiene adequadas, a empresa mantinha os empregados sem registro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)