(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Livro reúne os animais brasileiros em extinção

Parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Biodiversitas, publicação traz dados defasados sobre a fauna de alguns estados, como MG, que deve homologar lista recente neste mês


postado em 05/11/2008 07:40 / atualizado em 08/01/2010 04:06

As aves ameaçadas, como a ararajuba, passaram, só em Minas, de 83 para 113 (foto: Zig Koch/AFP )
As aves ameaçadas, como a ararajuba, passaram, só em Minas, de 83 para 113 (foto: Zig Koch/AFP )
A necessidade de conservação da biodiversidade, tão debatida nos últimos tempos, tomou mais forma ao ser traduzida em números e imagens. Na terça-feira, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou em Brasília o Livro vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção. A publicação foi elaborada em parceria com a Fundação Biodiversitas e dá detalhes, com fotos e informações, sobre os 627 grupos que corriam o risco de desaparecer em 2003 e 2004, quando foram feitas as últimas pesquisas pelo governo federal. A idéia da publicação ficou na gaveta por muito tempo e, por isso, os dados de alguns estados já estão defasados. É o caso de Minas Gerais, que deve homologar até o fim do mês a lista recente da fauna e da flora dos grupos ameaçados, feita também pela Biodiversitas, a pedido do Instituto Estadual de Florestas (IEF), com avaliações referentes a 2006.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou, durante a solenidade, que no período de desenvolvimento do livro cerca de 70 espécies entraram e saíram da lista vermelha, causando uma variação nos números. A diferença foi motivada, em grande parte, pela entrada dos peixes, que antes não faziam parte da relação da fauna silvestre que poderá desaparecer. O objetivo da lista é orientar a implementação de políticas públicas e privadas de ocupação e uso do solo, a definição e priorização de estratégias de conservação, o estabelecimento de medidas que visem a mudar o quadro de ameaça às espécies, além de direcionar a criação de programas de pesquisa e formação de profissionais especializados em biologia da conservação.

A primeira Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção é de 1968 e reúne 44 espécies. O primeiro documento com essas informações publicado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) data de 1989, com 206 espécies animais sob ameaça de desaparecimento – sete delas consideradas como provavelmente extintas. A lista atual tem 627 espécies ameaçadas de extinção, das quais 130 de invertebrados terrestres, 16 de anfíbios, 20 de répteis, 160 de aves, 69 de mamíferos, 78 de invertebrados aquáticos e 154 de peixes.

Minas aparece nesse cenário como o terceiro estado no ranking da destruição dos animais, com 109 espécies ameaçadas – ao lado do Rio de Janeiro e atrás de São Paulo (124) e da Bahia (113). Mas os dados atualizados mostram uma perspectiva bem pior: a lista que deverá ser homologada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) mostra 273 grupos em risco de extinção. Os peixes saltaram de três espécies, em 1995, para 49, em 2006. Os invertebrados em estágio de vulnerabilidade também cresceram significativamente nesses 11 anos e saíram de 31 para 51. As aves aumentaram de 83 para 113. Entre os animais em situação crítica estão jacutinga (Aburria jacutinga), gavião-pintado (Accipiter poliogaster), andorinha-de-coleira (Atticora melanoleuca) e pica-pau-amarelo (Celeus flavus).

Mamíferos e répteis

Já os mamíferos saíram de 40 grupos em perigo para 45 no período avaliado. Tatu-canastra (Priodontes maximus), anta (Tapirus terrestris), lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), onça-pintada (Panthera onca), cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus) e queixada (Tayassu pecari) engrossam a lista vermelha. Dois grupos tiveram redução dos índices. Os répteis tinham 10 espécies incluídas na primeira publicação e agora têm seis (40% menos) e os anfíbios, antes com 11, têm atualmente 10 representantes (9,09% a menos).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)