Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Ministro Edson Fachin, do STF, não é dono de prédio em Santa Catarina exibido em vídeo viral

Diferentemente do que alega uma gravação viralizada, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin não é dono de um prédio em Santa Catarina. O vídeo, compartilhado mais de 7,5 mil vezes nas redes sociais desde, pelo menos, 11 de junho de 2023, exibe um edifício que, na verdade, pertence à construtora Santer Empreendimentos.



Usando uma ferramenta de cruzamento de bases de dados, é possível ver que não há relação entre o ministro e a construtora. Tanto a empresa quanto o STF afirmaram à AFP que a alegação é falsa.

'Estou aqui na Penha, Santa Catarina. Esse prédio aqui é do ministro Fachin, ó. (...) Esse terreno aqui é da Prefeitura. Olha aqui, ó, isso aqui é perto de Camboriú, dá 30 km de Camboriú. E esse prédio é do ministro Fachin. (...) Se isso aqui não é roubalheira, pura roubalheira e falcatrua de dinheiro desviado e de roubo...', ouve-se na gravação que circula no TikTok.

O conteúdo também foi compartilhado no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Kwai.

Uma pesquisa no Google com os termos 'Penha Santa Catarina empreendimento' trouxe como um dos resultados a página do Vista Paradiso Residences, um edifício em construção da empresa Santer Empreendimentos.





Uma comparação com uma das imagens da construção do prédio permitiu confirmar que trata-se do mesmo local exibido no vídeo viralizado:

Comparação feita em 14 de junho de 2023 entre o empreendimento Vista Paradiso Residences e a gravação viral no TikTok (E)

Procurada pelo AFP Checamos em 13 de junho, a Santer Empreendimentos afirmou, em nota, que havia sido alertada a respeito 'de um vídeo que circula em redes sociais, explorando a imagem do empreendimento (Vista Paradiso) que a empresa desenvolve no município de Penha e insinuando que seu proprietário seria uma autoridade federal'. Essa alegação, continuou a empresa, é 'completamente falsa'.

'A propriedade do empreendimento é integral e exclusiva da construtora (...). Com exceção da instituição bancária contratada, não há qualquer participação de terceiros no seu investimento, notadamente nenhuma autoridade federal', acrescentou a construtora.

Uma busca na ferramenta CruzaGrafos, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), tampouco mostra qualquer relação entre Fachin e a Santer Empreendimentos:

Captura de tela feita em 14 de junho de 2023 de uma consulta no CruzaGrafos pelos nomes de Luiz Edson Fachin (grafo da direita) e da Santer Empreendimentos (grafo da esquerda)

A ferramenta, que cruza informações de diferentes bancos de dados, permite verificar, por exemplo, as relações entre figuras públicas e empresas.





No resultado obtido na consulta, é possível ver um ponto central à esquerda que representa a construtora Santer Empreendimentos e suas relações com outros indivíduos e empresas. Já no canto superior direito, encontra-se o nome do ministro Edson Fachin. O fato de ambos os pontos não possuírem conexões em comum significa que a ferramenta não encontrou relações entre Fachin e a Santer. 

Ao procurar o nome do ministro Luiz Edson Fachin, o CruzaGrafos identifica somente um vínculo: o de sócio-administrador do Instituto Fachin Pianovski Ltda. Além de Fachin, o outro sócio da empresa é Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk.

Uma busca por essa empresa no sistema RedeSim, da Receita Federal, mostra que a empresa foi extinta em maio de 2006.





No mesmo ano de 2006, foi registrada a abertura do escritório Fachin Advogados Associados, criado pelo ministro Edson Fachin e no qual Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk é um dos sócios. 

O escritório Fachin Advogados Associados tampouco possui qualquer relação com a Santer Empreendimentos, como mostrou uma nova consulta feita pelo AFP Checamos no CruzaGrafos:

Captura de tela feita em 14 de junho de 2023 de uma consulta feita no CruzaGrafos com o escritório Fachin Advogados Associados (grafo da direita) e a Santer Empreendimentos (grafo da esquerda)

O STF também emitiu uma nota a respeito do vídeo, na qual reforça que o ministro Fachin não tem qualquer relação com o imóvel e que o conteúdo é 'completamente fantasioso'. O tribunal acrescenta que a autoria do vídeo está sendo investigada.

Referências