(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Swabs marcados como 'positivo' ou 'negativo' servem para o controle em testes de antígeno

Postagens em redes sociais com fotos afirmam, de forma errônea, que os testes já vêm com os resultados


30/06/2022 20:21 - atualizado 02/07/2022 08:09

Imagens de supostos testes para detectar a covid-19 em cujas embalagens aparecem "controle positivo" e "controle negativo" foram compartilhadas centenas de vezes nas redes sociais em pelo menos nove idiomas desde abril de 2021.

Segundo a afirmação, eles já viriam com os resultados. No entanto, as fotografias mostram embalagens com os swabs que são usados para verificar se os testes de antígeno - que não são PCR - funcionam corretamente.

'Enfermeira tirou foto escondida de testes no hospital que trabalha. Note já vem escrito na embalagem se o teste vai dar resultado positivo ou negativo', diz o texto da imagem compartilhada no Facebook e no Twitter. O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos para verificação.

Na foto, duas setas vermelhas apontam para duas embalagens diferentes de teste de antígeno SARS-CoV-2 da ACON Laboratories, uma empresa de equipamentos médicos com sede nos Estados Unidos.

Em uma embalagem lê-se, em inglês, 'Swab de Controle Positivo' e na outra, 'Swab de Controle Negativo'.
Captura de tela feita em 29 de junho de 2022 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 29 de junho de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

Um conteúdo semelhante circulou em espanhol, inglês, alemão, húngaro, francês, malaio, indonésio e sérvio.

Swabs de controle

A imagem viralizada, na verdade, mostra swabs de controle nos kits de teste de antígeno para detecção da covid-19. Esses swabs são usados para manter o controle de qualidade, não para testar pacientes.

O Laboratório Acon vende diferentes tipos de testes para SARS-CoV-2, incluindo o 'Flowflex™ SARS-CoV-2 Antigen Rapid Test'.

A bula desse kit de testagem informa que o fabricante fornece um 'swab de controle negativo' e um 'swab de controle positivo' em cada kit.

'Esses swabs de controle devem ser usados para garantir que o cassete de teste e o procedimento de teste sejam realizados corretamente', dizem as instruções.

Abaixo está uma captura de tela da bula, em inglês, da Acon:
Captura de tela feita em 29 de junho de 2022 de um trecho da bula do kit de teste do laboratório Acon
Captura de tela feita em 29 de junho de 2022 de um trecho da bula do kit de teste do laboratório Acon ( . / .)

Uma prática padrão

A AFP consultou a Academia Nacional Francesa de Farmácia sobre o objetivo dos controles de testagem. "Os fabricantes oferecem controles positivos e negativos para verificar o funcionamento correto da tecnologia. Se a tecnologia funcionou bem, o controle positivo deve dar resultado positivo e o controle negativo, um resultado negativo", confirmou a virologista e diretora da instituição, Liliane Grangeot-Keros.

Esse processo é "normal" e "absolutamente padrão", disse à AFP Bruno Canard, virologista e diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Aix-Marselha .

Os swabs de controle estão incluídos em kits de teste de antígeno de outras marcas (1, 2), incluindo a Roche Diagnostics, que aparece em publicações em espanhol.

A Agência de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) recomenda o uso desses swabs de controle em marcas aprovadas pela instituição e adverte que não se deve realizar o teste no paciente caso não se detecte com precisão os resultados positivos e/ou negativos desses swabs.

A AFP já verificou uma desinformação semelhante referente aos testes de antígenos dos laboratórios Abbott.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)