(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

É uma montagem a capa da Forbes que mostra Lula como um dos homens mais ricos do mundo

A imagem compartilhada nas redes sociais foi manipulada digitalmente a partir de diferentes edições do periódico


23/05/2022 17:32 - atualizado 24/05/2022 09:48


Uma suposta capa da revista Forbes que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como um dos homens mais ricos do mundo foi compartilhada centenas de vezes nas redes sociais ao menos desde o dia 16 de maio de 2022. No entanto, a imagem foi manipulada digitalmente a partir de diferentes edições do periódico. Além disso, não há registros de que o petista tenha figurado na lista de pessoas mais ricas do mundo divulgada pela revista.

'Fato e Verdade : LulaLadrão roubou muito, saiu na Revista Forbes : O PAI DOS POBRES É BI: REVISTA FORBES REVELA FORTUNA BILIONÁRIA DE LULA.'UM DOS MAIS RICOS DO MUNDO'', escreveu um usuário ao compartilhar o conteúdo no Facebook (1, 2). Conteúdo semelhante também circula no Instagram e Twitter (1, 2, 3).

capa da revista Forbes com Lula estampado e x vermelho para mostrar que a imagem é falsa
Captura de tela feita em 21 de maio de 2022 de uma publicação no Twitter ( . / )

Algumas publicações citam como fonte um site que, por sua vez, credita a informação a uma outra página que publicou um texto sobre o tema em 2018. Atualmente este artigo está fora do ar, mas o AFP Checamos conseguiu acessá-lo por meio da ferramenta de arquivamento de sites Wayback Machine.

Fora esse texto já deletado, não há qualquer registro de que o ex-mandatário tenha figurado no ranking das pessoas mais ricas do mundo compilado pela revista em 2022 e tampouco há reportagens no site do veículo indicando que Lula seria bilionário, como afirmam as publicações nas redes sociais.

Uma busca pela frase exibida no cabeçalho da imagem - 'O guia definitivo para as pessoas mais ricas do mundo', em tradução livre do inglês - revela que a capa foi digitalmente adulterada.

Na verdade, a capa que serviu como base para a montagem foi publicada em março de 2013, como é possível conferir no site da própria revista e em suas redes sociais, como Facebook e Twitter. Na ocasião, Mikhail Dmitrievich Prokhorov, empresário russo, foi o protagonista da capa da Forbes.

Uma comparação entre a capa originalmente publicada pela revista norte-americana em 2013 e o registro manipulado compartilhado nas redes sociais permite observar outros elementos de manipulação.

A capa vista nas publicações virais também possui o selo comemorativo de 25 anos da revista Forbes. Mas esta marca foi estampada um ano antes, em março de 2012, e não aparece na edição de 2013.
montagem com imagem verdadeira e falsa
Comparação feita em 21 de maio de 2022 entre a capa de 2013 publicada pela Forbes e a captura de tela de uma publicação no Twitter (D) ( . / )

Lula na Forbes


Esta não é a primeira vez que um boato associando o petista à revista Forbes tem sido compartilhado. Uma alegação semelhante já foi verificada anteriormente pelo AFP Checamos.

Em 23 de agosto de 2013, a própria Forbes publicou um artigo a respeito das alegações cujo título é "O ex-presidente do Brasil Lula é bilionário?". O texto, de autoria de Ricardo Geromel, ex-colaborador da revista, foi feito em resposta a um leitor da revista que havia perguntado se houve alguma investigação a respeito da fortuna do ex-presidente do Brasil.

Após uma explicação sobre a metodologia da Forbes para montar a sua lista anual de bilionários, ele aborda explicitamente a questão da suposta fortuna bilionária de Lula: "Eu gostaria de esclarecer que apesar de existirem alguns bilionários que são políticos, Lula não é um deles. Senão, obviamente, ele estaria presente na lista anual da Forbes".

Na plataforma de divulgação de candidaturas e prestação de contas eleitorais, DivulgaCand, elaborada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível conferir que nas eleições de 2018, Lula declarou à Justiça Eleitoral que seus bens totalizavam R$7.987.921,57 .

Na ocasião, a candidatura do petista foi impugnada e ele foi considerado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.

Posteriormente, o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou da 13ª Vara Federal de Curitiba os casos da Operação Lava Jato que envolviam o ex-presidente Lula e anulou todos os atos processuais de quatro ações em que Lula figurava como réu ou investigado.

Com o posicionamento do Supremo, as condenações do petista foram anuladas e o ex-mandatário pode se candidatar às eleições presidenciais de 2022.

Embora o nome de Lula não conste na lista de bilionários, o líder do PT fez parte de um ranking da Forbes das Pessoas mais Poderosas do Mundo (World's Most Powerful People, em inglês) em 2009.

O conteúdo também foi analisado pela Agência Lupa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)