(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

É uma montagem foto que parece mostrar Lula e Maduro sem camisa e de mãos dadas

Imagem foi manipulada digitalmente para incluir rostos de Lula e Maduro. Foto é da Segunda Semana Anual do Orgulho Gay de Nova York, em 1971


05/05/2022 22:26 - atualizado 06/05/2022 08:25

Publicações compartilhadas mais de 100 mil vezes ao menos desde 2019 alegam mostrar o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário venezuelano Nicolás Maduro na década de 1980.

Mas a foto que ilustra as postagens, que voltaram a circular em 2022, foi manipulada digitalmente para incluir o rosto de Lula e de Maduro. Originalmente, a imagem foi registrada na Segunda Semana Anual do Orgulho Gay de Nova York, em 1971.

'Lula e Maduro em 1984 entenderam agora?', diz a descrição de diversas publicações no Facebook (1, 2), Instagram, Twitter e Pinterest, que disseminam a imagem em preto e branco de dois homens de mãos dadas, sem camisa e usando shorts.
Captura de tela feita em 5 de maio de 2022 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 5 de maio de 2022 de uma publicação no Facebook ( . / )

A imagem não tem relação, contudo, com os políticos latino-americanos. 

Uma busca reversa pela foto com a ferramenta Google Lens mostrou como uma das possíveis equivalências o nome do fotojornalista Jean-Pierre Laffont. Uma nova pesquisa, desta vez pelo nome de Laffont junto à foto viral, levou a uma coleção de registros do fotojornalista, feitos entre 1960 e 1990.

A foto 28 do arquivo é a que circula nas redes sociais, mas com rostos diferentes. 'Segunda Semana Anual do Orgulho Gay de Nova York (junho 1971)', diz a legenda que acompanha a imagem.

Uma pesquisa avançada por esses termos no site oficial de Laffont permitiu encontrar o retrato original, que realmente não mostra nem Lula, nem Maduro, como destacado abaixo:
Comparação entre foto viral e registro original, que mostra dois homens na Segunda Semana Anual do Orgulho Gay de Nova York em 1971, no site oficial do fotojornalista Jean-Pierre Laffont
Comparação entre foto viral e registro original, que mostra dois homens na Segunda Semana Anual do Orgulho Gay de Nova York em 1971, no site oficial do fotojornalista Jean-Pierre Laffont ( . / )

 

A obra faz parte da coleção 'Turbulent America', publicada em 2014, e mostra o trabalho do fotógrafo francês, membro fundador da Agência Gamma de fotografia nos Estados Unidos. 

Contatado pela equipe de checagem da AFP no Brasil quando a imagem editada começou a circular, Laffont esclareceu: 'Nunca fotografei Lula, nem Maduro'.

O AFP Checamos já verificou outros registos envolvendo o ex-presidente Lula que foram manipulados digitalmente (1, 2).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)