Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Revista 'Time' não anunciou processo contra Bolsonaro por capas falsas


 

Publicações que asseguram que a revista norte-americana Time anunciou que entrará com um processo contra o presidente Jair Bolsonaro por “usurpação” da imagem do veículo foram compartilhadas centenas de vezes em redes sociais desde meados de dezembro de 2021. O motivo da queixa seriam as capas falsas que circularam na internet afirmando que o mandatário havia sido eleito a “personalidade do ano” - título concedido anualmente pela Time. Não há, contudo, qualquer registro de anúncio semelhante. À AFP, uma porta-voz da revista também negou o suposto processo. 





“Advogados da Time anunciaram que vão entrar com uma queixa no Tribunal Federal de Washington contra o Presidente Jair Bolsonaro por usurpação da imagem da revista”, começa o texto compartilhado no Facebook (1, 2, 3), Instagram, Twitter e WhatsApp

A mensagem assegura que as capas falsas que circularam nas redes “irritaram os editores, que informaram Bolsonaro foi definitivamente excluído de qualquer escolha”.

Não há, contudo, qualquer registro de declarações semelhantes. 

Capa e enquete

Anualmente, a revista Time publica uma edição especial escolhendo a pessoa que teve o maior impacto nas notícias dos meses anteriores (para o bem ou para o mal), a quem chama de “personalidade do ano”. Em 2021, o escolhido pelos editores foi o diretor executivo da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, que ilustrou a capa de 13 de dezembro do periódico. 



Paralelamente, a revista também cria uma enquete em seu site, perguntando aos internautas quem eles consideraram a “personalidade do ano”. O vencedor da votação online é anunciado antes da escolha dos editores e, esse ano, foi o presidente Jair Bolsonaro. 

Bolsonaro comentou a escolha no Twitter, dando destaque ao termo “personalidade do ano”

- PERSONALIDADE DO ANO.
- Agradeço aos 2.160.000 eleitores que votaram em mim. Esperamos que Revista TIME nos conceda, de fato, o título respeitando o resultado das eleições. Nossos cumprimentos a Donald Trump pelo segundo lugar.
- PR Jair Bolsonaro.
- Deus, Pátria, Família! pic.twitter.com/57ghM256aC
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) December 7, 2021

No entanto, alguns usuários acreditaram em capas falsas que circularam nas redes, sugerindo que o mandatário brasileiro havia sido o escolhido dos editores da Time e não dos internautas. 



Não há, no entanto, qualquer registro de que isso tenha feito com que a equipe de advogados da revista anunciasse um processo contra Bolsonaro. 

Sem declarações 

Uma busca no Google pelas palavras-chave “Time”, “processar” e “Bolsonaro” - em inglês e português - não levou a nenhuma reportagem sobre o suposto processo. Nada semelhante foi publicado, tampouco, na seção de comunicados da revista norte-americana. 

Uma pesquisa pelo nome de Bolsonaro dentro do site da Time levou apenas a reportagens sobre o cenário político brasileiro. O mesmo acontece ao buscar o nome do presidente nas contas da revista no Twitter e Facebook

Uma consulta ao portal Wayback Machine - que arquiva páginas da internet e que pode registrar publicações já deletadas de redes sociais - tampouco encontra o anúncio do suposto processo. 



Por fim, uma busca pelo nome do mandatário brasileiro nos sites dos tribunais do Distrito de Columbia (onde fica localizada a capital norte-americana, Washington) e do estado de Washington (1, 2) também não levou à informação compartilhada nas redes. 

Contactada pela AFP, uma porta-voz da Time confirmou que é “falsa” a alegação de que os advogados da revista estariam entrando com um processo contra Bolsonaro. 

Conteúdo semelhante também foi verificado pela Agência Lupa

audima