(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Vídeo de pássaros sendo soltos em navio não é experiência de laboratório

Imagens circulando em redes sociais já foram compartilhadas milhares de vezes como se fossem aves criadas em laboratório chinês, mas informação é enganosa


11/11/2021 19:53 - atualizado 13/11/2021 19:54

Uma gravação que mostra dezenas de milhares de pássaros saindo de contêineres dentro de um navio com a alegação de que a China estaria soltando os animais no oceano “no começo dessa semana” foi compartilhada mais de 39,5 mil vezes nas redes sociais ao menos desde 4 de novembro de 2021.

Mas isso é falso. O vídeo, que também circula com a alegação de que são pássaros “criados em laboratorio”, pode ser encontrado online ao menos desde 2017 atribuído a uma competição de pombos em Taiwan.

“No começo dessa semana a China soltou milhares de pássaros em meio ao oceano. O quê será que vem por aí?” e “China solta milhares de pássaros Criados em laboratório. Será o que vem por aí. ?” , dizem algumas das legendas em publicações que contêm o vídeo, compartilhado no Facebook ( 1 , 2 , 3 ), no Instagram ( 1 ), no YouTube ( 1 ) e no Twitter ( 1 , 2 , 3 ).

Nos comentários, usuários questionavam que poderia se tratar de uma suposta ação da China, em referência à covid-19, cuja detecção foi inicialmente registrada na cidade chinesa de Wuhan em dezembro de 2019: “Outra Variante ou outro vírus????” , “A Cepa do passarinho,!? seria engraçado se não fosse uma hipótese” e “Será que vai vir outra praga de vírus” .
Print de imagem compartilhada em redes sociais
Captura de tela feita em 10 de novembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Gravação de 2017

Uma busca reversa no Google por fragmentos do vídeo obtidos por meio da ferramenta InVID-WeVerify * levou a uma matéria com data de maio de 2018 escrita em indonésio, segundo o Google Tradutor, cujo título era, em tradução livre: “Mais de um milhão de pombos-correio morrem em corridas marítimas” .

Ao longo do texto é explicado que se trata de uma corrida de velocidade com essas aves em uma distância pré-determinada e indica que a organização norte-americana de direitos dos animais Peta (na sigla em inglês) realizou uma investigação da indústria de columbofilia - prática de criação de pombos-correio para competição - em Taiwan.

A mesma pesquisa ainda levou a um artigo em um site taiwanês com data de novembro de 2017, que contém uma sequência com as mesmas cenas virais e uma captura de tela de um dos momentos do vídeo, com a seguinte legenda: “Frota Jin Ping : Lançamento de pombos-correio às 7h30 do dia 1º de novembro durante o treinamento de 50 km no mar” .

Uma busca no Google pela legenda da captura de tela vista no artigo, em chinês, mostrou como resultado um vídeo publicado em 2 de novembro de 2017 na página no Facebook da ONG taiwanesa “Peace Pigeon Union”.

Uma jornalista da AFP na Ásia traduziu o conteúdo e indicou que a postagem fala da “Frota Jin Ping” e traz os mesmos detalhes que a legenda da foto no artigo.

Uma pesquisa no buscador chinês Baidu por capturas de tela do vídeo levou ao site da Peta , que contém uma publicação sobre a morte de pombos-correio nas corridas sazonais em Taiwan, que consistem em serem “enviados para o mar, soltos no meio do oceano e forçados a voar de volta para casa, às vezes até mesmo com ventos fortes como tufões” .

A organização ainda mantém uma página para que as pessoas assinem uma petição e ajudem a pressionar o governo taiwanês a banir as corridas de pombos-correio.

O Checamos entrou em contato com a Peta Asia , que respondeu que o vídeo viralizado  “definitivamente parece mostrar a corrida de pombos de Taiwan” . A organização explicou que se trata de um “conjunto de sete corridas esgotantes em oceano aberto, a partir de distâncias cada vez maiores” .

Ainda segundo a Peta, há rotas no sul de Taiwan - que culminam em 320 quilômetros de corridas -, onde os animais são carregados nos navios no porto de Kao-hsiung , e no norte do país.

A Peta Asia publicou em seu canal no YouTube, em setembro de 2015, um vídeo de sua investigação das corridas de pombos em Taiwan e em uma das imagens é possível observar uma cena de abertura dos contêineres azuis e liberação dos animais semelhante à da sequência viral. 

Em 2019, a AFP publicou uma reportagem sobre corridas de pombos semelhantes nas Filipinas, que, além de Taiwan, também ocorrem em outros países asiáticos, como Índia e China. 

Taiwan é uma ilha que tem 24 milhões de habitantes cuja democracia autônoma é reivindicada pela China, que a considera uma província rebelde e espera recuperá-la.

Dois sites franceses de checagem já fizeram a verificação da mesma sequência anteriormente, mas com diferentes alegações: de que a organização Greenpeace teria libertado diversos pássaros no mar ( 1 ) ou que funcionários da aduana dos Estados Unidos ou da Índia teriam soltado as aves ( 1 ).

Conteúdo semelhante foi verificado pelas equipes do Boatos.Org , da Agência Lupa e do Aos Fatos .

*Uma vez instalada a extensão InVID-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)