(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Sequência em que Datena é criticado "ao vivo" em seu programa é uma montagem

Críticas realmente aconteceram, mas não no programa do apresentador do 'Brasil urgente', entenda


15/09/2021 12:45 - atualizado 15/09/2021 12:48

Um vídeo em que um homem parece criticar ao vivo o apresentador José Luiz Datena, do programa “Brasil Urgente”, da emissora Bandeirantes, foi compartilhado mais de 116 mil vezes nas redes sociais desde 12 de setembro de 2021.
Mas a sequência é uma montagem. O homem visto na gravação realmente se pronunciou contra Datena, mas não em seu programa. Elementos do cenário e da tarja com informações vistos na parte inferior da tela não correspondem com os utilizados atualmente no programa. 

“Homem simples detona Datena e viraliza: ‘Eu gostava do seu programa, hoje eu tenho nojo de escutar a sua voz’”, dizem as publicações que contêm a sequência, visualizada mais de 2,2 milhões de vezes no Facebook (1, 2, 3), no Instagram (1, 2, 3), no Twitter (1, 2, 3) e no YouTube.

No vídeo supostamente transmitido no telão do “Brasil Urgente”, o homem diz, entre outras coisas: “Datena, eu sou o Marcelo, aqui de Goiânia, eu estou rouco assim devido de eu ter ido (sic) na manifestação antes de ontem, dia 7 de setembro, defender o meu direito, o meu direito de ir e vir, a minha liberdade de expressão, e também defender o homem que foi preparado por Deus para salvar a nossa pátria. (...) Rapaz, eu gostava do seu programa, hoje eu tenho nojo de ouvir a sua voz”.
Captura de tela feita em 14 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )
Captura de tela feita em 14 de setembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Nos comentários das publicações, os usuários destacam o fato de as críticas terem sido supostamente transmitidas ao vivo: “Putz .. e ele deixou no ar”, “Ouviu o sermão bem caladinho, e todo envergonhado! Rrssss” e “Até cortaram ele, povo acordou e não vai mais se calar, parabéns a esse Sr que teve coragem de ser honesto em frente ao Datena”.

Ao longo da sequência é possível notar alguns cortes bruscos e observar o apresentador falando, mas sem que a sua voz possa ser ouvida, indícios de que a gravação do homem criticando-o teria sido sobreposta à transmissão original.

Além disso, alguns elementos vistos nas publicações viralizadas permitem constatar que não se trata de uma transmissão verdadeira, como a tipografia das letras utilizadas na tarja de informação e a colocação da imagem do homem, que mostra falhas na parte superior e na lateral do que seria o espaço do telão do estúdio.
Captura de tela feita em 14 de setembro de 2021 de um vídeo no YouTube, assinalados em vermelho os elementos suspeitos ( . / )
Captura de tela feita em 14 de setembro de 2021 de um vídeo no YouTube, assinalados em vermelho os elementos suspeitos ( . / )

Uma pesquisa na ferramenta de monitoramento de redes sociais CrowdTangle pelas palavras-chave “Marcelo + Goiânia” levou a um vídeo publicado no Facebook em 12 de setembro de 2021, em que se vê apenas o homem falando de frente para a câmera e com a legenda: “Marcelo de Goiania, um homem probo, direto e franco! Um grande patriota detonando o Datena da Band China”.

A partir desse vídeo, foi feita uma segunda busca, dessa vez no TweetDeck, somente pelo nome “Datena”, que mostrou como resultado dois vídeos (1, 2) de 11 de setembro de 2021, um dia antes de começar a circular nas redes a montagem da gravação no cenário do “Brasil Urgente”.

Além disso, o homem faz menção aos protestos ocorridos em várias cidades do Brasil no último 7 de setembro e o cenário atual do programa da TV Bandeirantes é ligeiramente diferente. O próprio Datena anunciou mudanças no estúdio durante a transmissão de 6 de julho de 2020.

No programa de 13 de setembro de 2021 é possível observar que o cenário se mantém como foi anunciado pelo apresentador em julho do ano anterior, com o fundo branco, tornando inviável a transmissão do vídeo do homem criticando Datena em um programa recente.

O Checamos entrou em contato com a equipe do programa “Brasil Urgente”, que confirmou que a sequência se trata de uma montagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)