Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Frase creditada a Lula sobre políticos e funcionários públicos foi distorcida


 

Uma frase que teria sido dita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparando políticos corruptos a funcionários públicos - “Mesmo o político ladrão é mais digno que um funcionário público concursado” - voltou a circular nas redes sociais desde o último 23 de janeiro, somando mais de 49 mil compartilhamentos. Mas, apesar de Lula ter feito uma comparação entre as duas classes, sua declaração de setembro de 2016 foi distorcida: em discurso, o ex-presidente disse que o político, mesmo que seja ladrão, tem que “encarar o povo e pedir voto”, enquanto o concursado não. 





 

“Não deixe cair no esquecimento a frase de Lula sobre concursados… ‘Mesmo o político ladrão é mais digno que um funcionário público concursado’ Lula 16/09/2016”, diz o texto na imagem das publicações compartilhadas em diferentes formatos no Facebook (1, 2, 3), no Instagram e no Twitter.

 

Postagens com a mesma alegação foram compartilhadas desde, pelo menos, 19 de setembro de 2016. 


Uma busca no Google pela declaração exata atribuída a Lula - Mesmo o político ladrão é mais digno que um funcionário público concursado”  - não levou a qualquer registro de que ele a tenha pronunciado. 

 

Com uma nova consulta, desta vez com as palavras “Lula”, “político”, “funcionário público” e a data “16 de setembro de 2016”, vista nas postagens, encontrou-se uma notícia de jornal sobre as repercussões da comparação feita pelo ex-presidente entre “político ladrão” e servidores concursados. A matéria destaca a frase de Lula: 

 

"Eu de vez em quando falo que as pessoas achincalham muito a política, mas a posição mais honesta é a do político, sabe por quê? Por que todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem que ir pra rua encarar o povo e pedir voto. O concursado não. Se forma na universidade, faz um concurso e tá com um emprego garantido para o resto da vida"





 

A declaração do político do PT foi feita em uma coletiva de imprensa, no dia 15 de setembro de 2016, depois que o Ministério Público o denunciou por corrupção e lavagem de dinheiro. 

 

Em um vídeo dessa coletiva transmitida ao vivo no YouTube é possível assistir o momento em que o ex-presidente faz a comparação:

Além disso, em nenhum outro momento da gravação, que foi transmitida ao vivo, a frase viralizada é pronunciada pelo petista. 

 

O AFP Checamos tem verificado várias postagens nas redes sociais envolvendo Lula (1, 2, 3, 4) desde que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, anulou suas condenações no âmbito da Operação Lava-Jato. Com a anulação, o petista recuperou seus direitos políticos e, caso não seja novamente condenado, estará apto a disputar as eleições presidenciais de 2022.

 

Um conteúdo semelhante também foi apurado pelo Estadão Verifica

audima