Jornal Estado de Minas

CHECAMOS

Não é Adélio Bispo o homem em foto com os ex-presidentes Lula e Dilma

Uma imagem que supostamente mostra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff ao lado de Adélio Bispo, que esfaqueou Jair Bolsonaro quando este ainda era candidato à Presidência, foi compartilhada milhares de vezes em redes sociais desde setembro de 2018. No entanto, o homem identificado na foto - que voltou a circular amplamente no início de 2021 - não é Adélio. Trata-se de João Paulo Rodrigues, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).





“Esta foto foi excluída do meu face não sei como..... Sabem quem é  o rapaz de boné? Pois é ... Ele mesmo! ‘Da faca’”, diz texto sobreposto a uma imagem em que se veem os ex-presidentes Lula (2003-2011) e Dilma (2011-2016) e a deputada federal Gleisi Hoffmann, todos do PT, assim como o ex-candidato à Presidência pelo PSOL Guilherme Boulos e um homem de boné.

Na parte inferior da foto, uma seta em vermelho identifica este último como “Adélio Bispo”. O conteúdo foi compartilhado mais de 7 mil vezes no Facebook (1, 2, 3) e Instagram

Adélio foi o autor de um atentado contra o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro em um ato de campanha em Juiz de Fora, em 6 de setembro de 2018. Após ser preso, foi considerado inimputável por transtorno mental.



No entanto, ao contrário do alegado nas redes sociais, não é ele o homem identificado na imagem viralizada.

Uma busca reversa no Google leva a diversas reportagens (1, 2, 3) que indicam que a foto foi feita em 5 de abril de 2018, quando apoiadores se reuniram com Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, antes do ex-presidente se entregar à polícia para cumprir sua pena por corrupção pelo caso do triplex no Guarujá.

Um dos resultados desta busca é um tuíte feito pelo portal de notícias Jornalistas Livres que identifica o homem de boné apenas como “João Paulo”.

Uma segunda pesquisa no Google, desta vez pelas palavras-chave “João Paulo %2b Lula %2b Sindicato dos Metalúrgicos”, limitando os resultados a conteúdos publicados em 5 de abril de 2018, leva a uma descrição mais detalhada: o homem é João Paulo Rodrigues, integrante da Direção Nacional do MST, segundo artigo do portal de notícias SRzd. Na foto, ele inclusive usa um boné desse movimento social.



Uma comparação entre a foto viralizada e imagens de Rodrigues, publicadas em sua conta no Instagram, permite confirmar que se trata da mesma pessoa.
Comparação feita em 22 de março de 2021 de foto viralizada nas redes e imagem publicada no Instagram e João Paulo Rodrigues

Rodrigues compartilhou a mesma foto em sua conta no Instagram em abril de 2019. “Há 1 ano estávamos com presidente lula na Resistência no sindicato dos Metalúrgicos”, escreveu.



O AFP Checamos já verificou outras publicações (1, 2) que relacionavam incorretamente o ex-presidente Lula a Adélio Bispo.

Esse conteúdo também foi checado pelos sites Aos Fatos e Estadão Verifica e Agência Lupa.



audima