Publicidade

Estado de Minas FACT-CHECKING

Checamos: É montagem foto da ex-presidente Dilma jovem com Fidel Castro

Ex-presidente tinha apenas 11 anos quando foto de Fidel foi tirada; montagem vem sendo compartilihada há cinco anos


19/10/2020 12:56 - atualizado 21/10/2020 07:34

Uma imagem em preto e branco da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) jovem ao lado do falecido líder cubano Fidel Castro foi compartilhada mais de 63 mil vezes em redes sociais desde agosto de 2015.

“Ela tão novinha! E desde então, com seus ideais maquiavélicos”, diz uma das postagens, que continuam circulando em outubro deste ano. A imagem viralizada é, contudo, uma montagem. Quando a foto original de Castro foi feita, Dilma tinha apenas 11 anos.

“Ainda tem a cara de pau de dizer que lutou pela democracia....essa bandida queria o comunismo que é o mesmo que ditadura, ou pior”, diz uma das publicações feita em 30 de agosto de 2015 no Facebook, mas que ainda é amplamente compartilhada em 2020.

“Dilma e Fidel Castro. Por que ela não mudou para lá?”, escreveu outro usuário ao publicar o suposto registro, que ilustra múltiplas postagens na rede social (1, 2, 3). 

Uma busca reversa pela imagem no Google mostra, contudo, que trata-se de uma montagem.

O clique original de Fidel Castro foi feito pelo fotógrafo John Duprey para o periódico New York Daily News e pode ser acessado no banco de imagens Getty Images. Na foto verdadeira Castro está ao lado de uma mulher loira, e não de Dilma.

É possível confirmar que trata-se da mesma foto ao comparar o semblante de Castro, o vestido da mulher à sua direita, assim como a estampa da cortina e os dois homens vistos ao fundo, como demonstrado abaixo:
Captura de tela feita em 16 de outubro de 2020 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 16 de outubro de 2020 de uma publicação no Facebook

De acordo com as informações do banco de imagens, a foto foi feita em Nova York em 22 de abril de 1959, durante uma visita de Castro ao então presidente da Universidade de Columbia, Grayson Kirk.

Nessa época, a Revolução Cubana havia acabado de derrubar o ditador Fulgencio Batista, no poder desde o golpe de 1952, e levado Fidel Castro à liderança da ilha. Outras fotos do líder cubano - que naquele momento ainda não se identificava abertamente como comunista - ,durante sua passagem pelos Estados Unidos, podem ser vistas no Getty Images (1, 2, 3).

Por outro lado, Dilma Rousseff, nascida em 14 de dezembro de 1947, tinha apenas 11 anos quando a imagem viralizada foi feita.

A foto do rosto da ex-presidente, utilizada para compor a montagem, parece corresponder ao registro feito em 16 de janeiro de 1970, quando Dilma foi presa acusada de conduzir atividades de guerrilha durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), que se pode ser acessada no banco de imagens da AFP.

Entre as semelhanças estão o arqueamento das sobrancelhas, os mesmos reflexos vistos no óculos e o formato da boca. O cabelo parece ter sido editado para produzir a montagem. 
Comparação feita em 16 de outubro de 2020 entre foto publicada no Getty Images (esquerda) e imagem publicada no Facebook
Comparação feita em 16 de outubro de 2020 entre foto publicada no Getty Images (esquerda) e imagem publicada no Facebook

Após ser eleita presidente, Dilma Rousseff efetivamente encontrou Fidel Castro, em janeiro de 2014. Nesse momento, Castro já não era mais presidente de Cuba, cargo então ocupado por seu irmão Raul Castro (2008-2018).

Esse conteúdo também foi verificado pelos sites de checagem Agência Lupa, Estadão Verifica e Uol Confere.

Em resumo, é falso que a imagem compartilhada nas redes mostre a ex-presidente Dilma Rousseff ao lado do líder cubano Fidel Castro quando jovem. A foto é uma montagem, feita a partir de um registro de 1959, quando Dilma tinha apenas 11 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade