(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FACT-CHECKING

Checamos: É montagem a foto do papa Francisco fumando perto de Evo Morales

Imagem já foi compartilhada milhares de vezes em redes sociais como se o líder da Igreja Católica estivesse com cigarro na boca; é fake news


07/10/2020 19:08 - atualizado 08/10/2020 08:30

Uma imagem compartilhada mais de 4,5 mil vezes nas redes sociais desde o final de setembro supostamente mostra o papa Francisco fumando ao lado de Evo Morales, ex-presidente da Bolívia.

No entanto, trata-se de uma montagem feita a partir de duas fotografias e o cigarro na boca do papa foi inserido digitalmente, pois o registro original mostra que ele estava mandando um beijo.

“O Chico dando o ar da graça… Teu caráter é vermelho, santa falsidade..”, diz o texto acima da imagem, compartilhada milhares de vezes desde o último dia 27 de setembro no Facebook (1, 2, 3), e por vezes acompanhada de legendas como: “papa moderno demais e cheio de cão” e “papa maconheiro dos infernos”.

Mas a imagem viralizada é uma montagem.

Uma busca reversa* no Google pela foto viralizada nas redes sociais mostrou a imagem do papa supostamente fumando, mas sem o rosto de Evo Morales ao fundo, publicada no Facebook em 15 de agosto deste ano, e no site de humor 9GAG, com data de setembro de 2017.

Uma segunda pesquisa, dessa vez por esta fotografia em que Francisco aparece sozinho e com melhor resolução, na ferramenta TinEye, levou ao banco de imagens Getty Images.

A foto em questão, na qual o papa aparece mandando um beijo e não fumando, foi registrada pelo fotógrafo da AFP Vincenzo Pinto, em 11 de setembro de 2013, durante a audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Captura de tela feita em 7 de outubro de 2020 de uma publicação no Facebook
Captura de tela feita em 7 de outubro de 2020 de uma publicação no Facebook

Pode-se constatar, assim, que tanto o retrato de Morales, quanto o suposto cigarro que o papa estava fumando, foram inseridos digitalmente na fotografia original.

Uma busca pela fotografia de Evo Morales utilizada na montagem no Yandex levou a um meme, com melhor resolução, a partir do qual, pelo Google, chegou-se a uma matéria publicada em 2013 no site Yahoo! News.

Com crédito ao fotógrafo Juan Karita, da agência Associated Press, a imagem feita em 14 de janeiro de 2013 mostra o então presidente da Bolívia segurando folhas de coca durante um evento que celebra a tradição de mascá-la, em La Paz.

Em resumo, é falso que o papa Francisco tenha sido registrado fumando um cigarro, enquanto era observado de longe por um risonho Evo Morales. Trata-se, na verdade, de uma montagem feita com duas fotografias diferentes. O papa não estava fumando, mas sim mandando um beijo ao chegar para a audiência geral na Praça de São Pedro.

Este conteúdo também foi verificado pelo Fato ou Fake, Aos Fatos e Boatos.org.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)