(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

Checamos: Bolsonaro comparou incorretamente tamanho da Amazônia com Europa em live

Presidente usou dados imprecisos no pronunciamento semanal dele em redes sociais; entenda


24/07/2020 22:01 - atualizado 27/07/2020 07:49

Durante o pronunciamento semanal realizado em suas redes sociais na última quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro abordou temas como a pandemia do novo coronavírus, o agronegócio e o meio ambiente, dedicando atenção especial à Amazônia.

Estas declarações continham, contudo, dados imprecisos sobre o tamanho da floresta, a quantidade de área desmatada e a detecção de queimadas no bioma.

Veja abaixo as afirmações do presidente Jair Bolsonaro verificadas pela AFP.

Queimadas na Amazônia

“Uma foto aqui do satélite da Nasa. Compare aqui, o que está de vermelho aí, o foco de calor, incêndio. Compare o Brasil com a parte subsaariana (...) Então a Nasa aqui, demonstrando, e a crítica é só ao Brasil. Se vocês olharem bem, na  região Amazônica não tem nada vermelho, não pega fogo. A floresta não pega fogo”

Ao começar a abordar o tema das queimadas na floresta Amazônica, o presidente Jair Bolsonaro apresentou imagens de satélite da Nasa que mostram a concentração de focos de incêndio no mundo, afirmando que não havia “nada vermelho” na região Amazônica e que a floresta “não pega fogo”.

Uma comparação entre os dados de focos detectados neste dia 24 de julho no Sistema de Informações sobre Incêndios para Gerenciamento de Recursos (FIRMS, na sigla em inglês) da Nasa e o mapa da floresta Amazônica da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG) permite concluir, contudo, que há sim focos de incêndio nesta região florestal.


Essa informação é corroborada por dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que registrou, no último mês de junho, o maior número de incêndios no bioma Amazônico neste mês desde 2007, com 2.248 focos.

No total, de 1º de janeiro até 23 de julho deste ano, foram 10.767 focos de incêndios detectados na floresta - número inferior aos 12.857 registrados no mesmo período do ano anterior, mas ainda superior aos identificados nos respectivos meses em 2018 e 2017.

Ainda segundo o INPE, os incêndios no Pantanal brasileiro, situado ao sul da Amazônia, triplicaram (+192%) entre janeiro e 22 de julho deste ano com relação ao mesmo período de 2019.

Ao analisar as imagens da Nasa, Bolsonaro também chamou atenção para a quantidade de marcações vermelhas na área conhecida como África subsaariana, pedindo que o espectador comparasse a região com o Brasil.

De fato, a agência norte-americana mostra uma grande concentração de focos de incêndio nos países africanos localizados ao sul do Deserto do Saara.

Em junho do ano passado a Nasa explicou que incêndios são comuns na África nesta época do ano devido a uma prática de agricultura empregada no continente.

“Chamado de ‘corte e queima’ esse tipo de limpeza de campo é barato e demanda pouca tecnologia. E funciona. A camada resultante de cinzas gerada pela técnica de corte e queima fornece à terra recém-limpa uma camada rica em nutrientes para ajudar a fertilizar as plantações”, afirmou a agência.

“Isso não quer dizer que todos os incêndios dessa imagem [de 2019] estão controlados e contidos. Frequentemente, incêndios gerados para renovar os campos podem ficar fora de controle à medida que o vento ou tempestades movem o fogo para fora da área que seria limpa. O que é certo é que esses incêndios estão queimando há pelo menos um mês”, completou.

Amazônia e Europa

“O tamanho da Amazônia é maior que a Europa toda. Não tem como você fiscalizar”

Posteriormente, o presidente mencionou que uma das dificuldades de fiscalizar as queimadas na Amazônia seria o seu tamanho, afirmando que a floresta é maior que todo o continente europeu.

Essa informação, no entanto, é incorreta. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bioma da Amazônia tem uma área aproximada de 4.196.943 km², o que corresponde a mais de 49% do território brasileiro.

De acordo com a Enciclopédia Britânica, a Europa, por sua vez, tem cerca de 10 milhões de km², o que significa que a Amazônia corresponde a 41% do território europeu, ou seja, menos da metade deste continente.

Em uma comparação feita entre a área da Amazônia e a área apenas dos países que compõem a União Europeia (UE), os números, de fato se aproximam. Segundo as informações do site da UE, sua área total é de cerca de 4 milhões de km², enquanto a da Amazônia é de 4,1 milhões de km².

Desmatamento florestal

“É igual a desmatamento também. Se for somar nos últimos 20 anos todas as áreas que foram desmatadas na Amazônia, você desmatou a América do Sul todinha”

Bolsonaro indicou, ainda, que o tamanho da área desmatada na Amazônia nos últimos 20 anos corresponderia ao tamanho do continente sul-americano. Essa afirmação também é falsa.

Na base de dados criada pelo INPE, o portal TerraBrasilis, pode-se ter acesso à taxa de desmatamento na Amazônia Legal, ou Amazônia brasileira, por estados a partir 1988.

Levando em consideração o período de tempo indicado pelo presidente e o ano mais recente do portal - de 2000 a 2019, este último ano inclusive -, o total de quilômetros quadrados de áreas desmatadas é de 244.139. Este número, contudo, poderia ser um pouco maior, já que o portal faz os cálculos com base nas áreas de desmatamento maiores do que 6,25 hectares.

Comparação feita em 24 de julho de 2020 entre imagens de satélite do FIRMS da Nasa e mapa da floresta Amazônica da RAISG
Comparação feita em 24 de julho de 2020 entre imagens de satélite do FIRMS da Nasa e mapa da floresta Amazônica da RAISG

A América do Sul, por sua vez, tem 17,8 milhões de km², o que significa que a área total de desmatamento da Amazônia nos últimos 20 anos corresponde, na verdade, a 1,37% do continente sul-americano, com base nos dados dos INPE, e não a sua totalidade, como indicou o presidente em sua live.

Sem desmatamento no Brasil?

“Só a título de curiosidade, no início do século passado, não sei quem foi que disse, não botaram a fonte aqui, tínhamos 10% das florestas do mundo, hoje temos 30%. Não é porque foi plantada mais árvore no Brasil, é que em outros países houve desmatamento. Aqui não”

Por fim, Bolsonaro afirmou que o Brasil possui, hoje, 30% das florestas do mundo uma vez que houve desmatamento em outros países, mas “aqui não”.

A equipe de checagem da AFP não conseguiu localizar a fonte da informação citada pelo presidente. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, contudo, o bioma Amazônico representa cerca de 30% de todas as florestas tropicais remanescentes do mundo.

Não é verdade, contudo, que não há desmatamento no Brasil. De acordo com levantamento divulgado pelo Global Forest Watch em junho deste ano, o Brasil representou, sozinho, mais de um terço de toda a perda de florestas primárias tropicais úmidas a nível mundial em 2019.

Entre 1988 e 2019, o portal TerraBrasilis registrou, ainda, um total de 446.386,00 km² desmatados da Amazônia Legal.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)