Publicidade

Estado de Minas

Covid-19: o mapa que mostra o alcance mundial da doença

A Covid-19 começa com sintomas como febre e tosse seca e, ao fim de uma semana, pode provocar pneumonia e outros problemas; casos graves são apenas 5% do total.


22/11/2020 19:56 - atualizado 22/11/2020 21:01

(foto: BBC)
(foto: BBC)

Um mapa produzido pela BBC e atualizado automaticamente mostra a expansão do coronavirus pelo mundo desde que foi descoberto na província de Hubei em dezembro de 2019.

Oito meses após a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado pandemia global, em março, o número de infectados pelo novo coronavírus em quase 200 países se aproxima de 60 milhões. Segundo os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, a covid-19 já tinha matado mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo até novembro.

Após ser identificado na Ásia e se espalhar pela Europa, o coronavírus já chegou a praticamente todos os países e territórios no mundo.

O Brasil registrou seu primeiro caso no dia 26 de fevereiro, e, em novembro, o país ultrapassou 160 mil mortos. No total, quase 6 milhões foram infectados pelo vírus. no país.

Veja abaixo o mapa global da BBC.

O mapa acima, que será atualizado duas vezes por dia, traz informações sobre o número de infectados e mortos separados por país.

No Brasil, dados da covid-19 por Estado podem ser vistos neste link.

(foto: BBC)
(foto: BBC)

O que funciona para combater o vírus?

  • Lavar as mãos com frequência é básico e é o que vem sendo apontado como mais eficaz;
  • Não botar a mão na boca, no nariz ou nos olhos também evita levar o vírus para as mucosas do corpo, por onde ele também entra. Entra também por via aérea, ou seja, alguém tosse, espirra e você respira aquilo;
  • É fundamental usar lenço na hora que tossir ou espirrar e jogar aquele papel fora na hora;
  • Manter hábitos saudáveis para fortalecer a imunidade. Ou seja, dormir a quantidade de horas certas para a sua idade, alimentar-se bem, manter-se hidratado, fazer exercícios físicos regularmente e tentar reduzir o estresse;
  • Inicialmente, não havia recomendação para uso de máscaras, mas a proteção agora tem sido recomendada ou até exigida principalmente para uso em ambientes fechados

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade