O projétil caiu no mar, aparentemente fora da zona econômica exclusiva do Japão, segundo a rádio asiática NHK, que cita funcionários do governo.
O exército da Coreia do Sul também reportou o disparo de um míssil balístico norte-coreano no mar do Japão, de acordo com a agência de notícias Kyodo.
O atual regime em Pyongyang executa frequentemente testes de armas. O incidente desta segunda ocorreu dois dias após o líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionar pessoalmente o lançamento de um novo míssil balístico intercontinental, o Hwasong-18.
As relações entre as duas Coreias estão em um nível muito baixo, já que a diplomacia entre Pyongyang e Seul está bloqueada e o líder Kim incentivou o desenvolvimento acelerado de armas - inclusive do arsenal atômico do país.
Em resposta, Seul e Washington realizaram exercícios militares conjuntos.
O lançamento desta segunda-feira aconteceu pouco antes das comemorações norte-coreanas esta semana, no marco do 70º aniversário do final da guerra da Coreia (1950-1953).
Uma delegação chinesa viajará para a Coreia do Norte. Este será o primeiro contato de uma delegação estrangeira desde o início da pandemia, informou a agência de notícias estatal norte-coreana KCNA.
TÓQUIO