(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VARSÓVIA

Polônia afirma que desmantelou rede russa de espionagem


16/03/2023 09:14

Varsóvia afirmou nesta quinta-feira (16) que desmantelou uma rede russa de espionagem, dedicada a coletar informações sobre o envio de armas à Ucrânia através da Polônia e a planejar atos de sabotagem.

"A Agência de Segurança Interna (ABW) prendeu nove pessoas suspeitas de colaborar com serviços especiais russos", anunciou o ministro do Interior, Mariusz Kaminski.

"Os suspeitos executavam atividades de espionagem contra a Polônia e prepararam atos de sabotagem para os serviços de inteligência russos", acrescentou.

De acordo com o ministro, os indivíduos são estrangeiros procedentes de países localizados "além da fronteira leste da Polônia".

Seis deles foram acusados de espionagem e participação em um grupo criminoso organizado. Os outros três estão sendo interrogados pela justiça.

Kaminski disse que o objetivo do grupo era "o reconhecimento, vigilância e documentação do envio de armas para a Ucrânia".

"Os suspeitos também estavam preparando atos de sabotagem com o objetivo de paralisar as entregas de material militar, armas e ajuda à Ucrânia", disse.

Na quarta-feira, a rádio polonesa RMF FM informou, ao citar fontes anônimas, que o grupo instalou câmeras escondidas em infraestruturas ferroviárias, que registravam e transmitiam dados sobre o tráfego de trens.

De acordo com a RMF, "dezenas de aparelhos" similares foram instalados ao redor do país, alguns deles perto do aeroporto de Jasionka, uma das principais infraestruturas utilizadas para o envio de armas e munições ocidentais à Ucrânia.

O ministro do Interior afirmou que os serviços poloneses de inteligência têm provas de que os membros do grupo foram remunerados de maneira regular pagos pelos serviços secretos russos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)