Jornal Estado de Minas

LUTO

Joe Biden e Kamala Harris prestam homenagens à rainha Elizabeth II


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a vice, Kamala Harris, prestaram suas homenagens à rainha Elizabeth II, pelas redes sociais, na tarde desta quinta-feira (8/9). As notas são assinadas em conjunto com seus cônjuges, a primeira dama, Jill Biden, e o segundo cavaleiro, Douglas Emhoff. Os ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama também se manifestaram.







Em nota, Biden disse que a rainha foi mais do que uma monarca e que ela definiu uma era.

Ele a reconheceu como a primeira monarca britânica em que as pessoas do mundo todo sentiram uma conexão pessoal.

“A rainha Elizabeth II foi uma estadista de dignidade e constância incomparáveis, %u200B%u200Bque reforçou a aliança fundamental entre o Reino Unido e os Estados Unidos. Ela ajudou a tornar nosso relacionamento especial”, reforçou uma outra parte da nota do presidente americano.
 
 
Kamala Harris ressaltou que a rainha Elizabeth II teve uma vida incrível de serviço público, com impacto profundo em inúmeras vidas e eventos históricos. A vice-presidente americana prestou suas condolências à família real e ao povo do Reino Unido.




 


Ex-presidentes

 
Barack Obama e Michelle Obama disseram serem gratos por terem presenciado a dedicação e liderança da rainha Elizabeth II. Em nota, eles lembram que a rainha foi a primeira mulher da realeza a servir ativamente o serviço militar, durante a Segunda Guerra Mundial.

A família Obama disse ter sorte de conhecer a rainha e que, quando Barack assumiu como presidente, ela os recebeu de braços abertos e com uma generosidade extraordinária.
 


Bill e Hillary Clinton também se manifestaram sobre a morte da monarca. O casal lembrou dos 70 anos de reinado de Elizabeth II, dizendo que ela liderou a Grã Bretanha por grandes transformações com uma graça infalível, dignidade e cuidado genuíno para o bem-estar de todos os seus povos.



*Estagiário sob supervisão do subeditor Thiago Prata