(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ARGEL

Enviado da ONU para o Saara Ocidental se reúne com chefe da Frente Polisário


04/09/2022 18:47

O enviado da ONU para o Saara Ocidental, Staffan de Mistura, se reuniu neste domingo (4) com o chefe do movimento independentista Frente Polisário, Brahim Ghali, em Tindouf, na Argélia, durante a sua segunda viagem regional, informou a agência de notícias argelina APS.

A reunião ocorreu num campo de refugiados saharauis, a portas fechadas e na presença do representante da Frente Polisário na ONU, Omar Sidi Mohamed.

O emissário da ONU havia se reunido no dia anterior com o chefe da delegação negociadora da Frente Polisário, Khatri Aduh, e com Sidi Mohamed.

A Polisário "está comprometida com uma paz justa [e] se compromete a defender, por todos os meios, o direito do povo saharaui de alcançar seus objetivos legítimos de autodeterminação e independência", disse Sidi Mohamed à imprensa após o encontro.

O movimento está disposto a "cooperar" com a ONU e seu emissário, acrescentou.

Nomeado em novembro de 2021, Mistura fez sua primeira viagem pela região em janeiro, passando por Rabat, Mauritânia, Argel e Tindouf. No início de julho, ele viajou para Rabat para se encontrar com autoridades marroquinas, mas desistiu de visitar o Saara Ocidental, esperando fazê-lo em uma data posterior.

A questão do Saara Ocidental, ex-colônia espanhola considerada "território não autônomo" pela ONU, confronta Marrocos há décadas com a Frente Polisário, apoiada pela Argélia.

Rabat, que controla quase 80% do território, propõe um plano de autonomia sob sua soberania.

A Polisário apela a um referendo sobre a autodeterminação sob os auspícios da ONU, que foi planejado quando foi assinado um cessar-fogo em 1991, mas que nunca se concretizou.

A Argélia cortou relações diplomáticas com Marrocos em agosto de 2021 devido a profundas divergências sobre o Saara Ocidental e a reaproximação de segurança entre Rabat e Israel.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)