Jornal Estado de Minas

MONKEYPOX

Varíola dos macacos: primeira morte suspeita é investigada nos EUA

Autoridades do estado do Texas, nos Estados Unidos, iniciaram uma investigação para determinar o papel que a varíola dos macacos desempenhou na morte de um paciente diagnosticado com o vírus.


O óbito aconteceu no último domingo (28/8) no condado de Harris, e os resultados da autópsia são esperados nas próximas semanas. 




 
"Esta é a primeira morte em um presumido positivo para a varíola que temos conhecimento. No entanto, o indivíduo teve várias doenças graves, e, até que a investigação seja concluída, é prematuro atribuir uma causa específica de morte", disse o porta-voz do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano.

As informações são da CBS News em reportagem veiculada nesta terça-feira (30/8). 
 
A morte do paciente – que não teve a idade divulgada – é a primeira relatada publicamente pelas autoridades de saúde nos EUA durante o atual surto de varíola. 

Conforme a reportagem, na segunda-feira (29/8), os CDCs contabilizaram 15 mortes em todo o mundo em pacientes com varíola dos macacos.
 
"Estamos compartilhando essas informações para errar no lado da transparência e evitar possíveis informações erradas sobre este caso", disse Lina Hidalgo, principal autoridade do condado de Harris, também em comunicado.
 
Mais de 18 mil casos de varíola dos macacos foram relatados em todo o país desde que o surto começou na primavera. O Texas tem 1.604 infecções totais, a quarta maior de qualquer estado norte-americano, divulgou a CBS.