(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OUAGADOUGOU

Ataque duplo com explosivos deixa 15 soldados mortos em Burkina Faso


09/08/2022 16:35

Pelo menos 15 soldados morreram durante dois ataques com explosivos realizados nesta terça-feira (9) por supostos jihadistas no norte de Burkina Faso, informou o Estado-Maior do exército em comunicado.

Este ataque duplo "com artefato explosivo improvisado, aconteceu no eixo Bourzanga-Djibo", na região Centro-Norte, segundo o Estado-Maior. "O balanço dos dois incidentes é de 15 soldados mortos e um ferido", acrescentou.

O ataque ocorreu durante "uma missão de escolta realizada por uma unidade militar do 14º Regimento Inter-Armas (RIA)", disse a mesma fonte.

"Um dos veículos do comboio, que transportava combatentes, capotou ao passar por um artefato explosivo perto da cidade de Namsiguia", na província de Bam, afirmou.

O segundo artefato foi "ativado remotamente" enquanto as operações de resgate estavam sendo organizadas e "causou várias vítimas".

De acordo com o exército, "reforços" foram enviados imediatamente ao local do ataque "para garantir a evacuação das vítimas" e "atualmente, estão realizando operações de segurança na área".

Na segunda-feira, ao menos dez civis, entre eles quatro colaboradores do exército, morreram em outro ataque supostamente jihadista no norte do país, segundo uma fonte de segurança.

Assim como seus vizinhos Niger e Mali, Burkina Faso, especialmente o norte e o leste, é alvo de atentados jihadistas desde 2015 por parte de movimentos afiliados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico. Esses ataques deixaram milhares de mortos e 1,9 milhão de deslocados.

Mais de 40% do território deste país da África Ocidental está fora do controle estatal, segundo dados oficiais. Em janeiro, os militares tomaram o poder e prometeram fazer da luta antijihadista sua prioridade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)